Semana Arte Mulher homenageia plenitude da Mulher

A Figueira da Foz recebe de 15 a 22 deste mês a Semana Arte Mulher (SAM), evento que pretende valorizar e destacar a Mulher enquanto figura preponderante em diferentes áreas do saber, da cultura e das artes.
Para além da promoção da cultura e da língua Portuguesa a SAM – uma bienal repartida entre o Recife (Brasil) e a Figueira da Foz - pretende através de debates, conferências e apresentações que abrangem as várias formas de arte, dar a conhecer o trabalho que fazem e como podem, estas mulheres, contribuir para o bom desenvolvimento da sociedade em geral, chamando a atenção para os problemas atuais e para a boa pratica dos direitos humanos.
Na apresentação do evento a vereadora Ana Carvalho destacou a diversidade das iniciativas destinadas a todas as idades e transversal à sociedade e que tem como ponto de ligação questões inerentes à igualdade de género.
A também vereadora Mafalda Azenha destacou “o esforço e empenho” da autarquia em envolver na SAM entidades públicas e privadas.
Coube a Margarida Perrolas, Chefe de Divisão da Cultura, pormenorizar o programa que, por exemplo, premeia no seu último dia mulheres que se destacaram e destacam nos planos nacional e internacional, sem esquecer o prémio Cristina Torres que distingue mulheres da terra.
Avelina Ferraz (Editora Novembro, a produtora do evento) referiu-se ao “projecto entusiasmante” agora realizado “num município que está à altura de o receber”, recordando a primeira edição, no Recife, cidade que em 2020 recebe novamente o evento que tem o apoio institucional da Secretária da Mulher para a Igualdade e Cidadania do Governo Português, da Fundação Pro Dignitate, da ACCIG, da Secretaria da Mulher do Recife e da Prefeitura do Recife.
A organização pertence à Câmara Municipal da Figueira da Foz), produção à Editorial Novembro (Portugal) e Paulo Castro Produções (Brasil) e curadoria de Rosabela Afonso e Moncho Rodriguez.
Para sábado (16h30 no CAE), está agendado um dos pontos altos da SAM, com a entrega do Prémio «Maria Barroso – Jornalismo pela Paz e pelo Desenvolvimento» a Maria António Palla. Dia 22 (último dia), serão entregues no CAE os prémios Semana Arte Mulher, nas categorias Teatro, Responsabilidade Social, Desporto, Revelação, Literatura, Artes e Espectáculos, Mérito Internacional e Distinção Cristina Torres.
Para amanhã, primeiro da SAM, o programa é o seguinte:

Abertura da Semana Arte Mulher
• 15h00 – 17h00
Teatro de Rua
Rua da República, Praça 8 de Maio, Praça General Freire de Andrade
CIA Nós as Duas
Palhaças Tâmara Floriano e Regiane Cunha

• 17h00 - Câmara Municipal da Figueira da Foz
Assinatura do protocolo de desenvolvimento de políticas de género entre Figueira da Foz e Recife.

• 18h30 - Centro de Artes e Espectáculos
Abertura oficial das exposições SAM
Apresentação do catálogo e visita às exposições:
Sala 2: «Todas as Mulheres que habitam em mim», de Conceição Mendes

Sala 3: «De par em par», de Ana Mendes do Carmo; Ana Sousa Simões; Cristina de Matos; Dulce Boga; Isabel Gomes da Silva; Isabel Jorge Rabaça; Katy Kounta; Maria Alexandra Abrunhosa; Patrícia Velásquez; Patrícia Vilela Antunes e Paula Alçada Castela.

Sala Afonso Cruz: «Arte no feminino – A mulher anónima figueirense», de Rui Campos.

Sala Zé Penicheiro: «Raízes, Timor Leste no feminino» de Gabriela Carrascalão

Museu Municipal Santos Rocha: «Pour ma Sophie», de Oxana Ianin

• 22h00 - Jardim interior do CAE
Espectáculo musical de Beto do Bandolim com Geraldo Maia/Clarisse Fernandes e Walmir Chagas (o Velho Mangaba)

Foto: CMFF

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL