Serenatas do Mondego animam zona ribeirinha da cidade

Mais uma vez a Sociedade Filarmónica Dez de Agosta vai organizar as Serenatas do Mondego, uma iniciativa que vai levar à zona ribeirinha da cidade alguma animação de verão, com a realização de sete espectáculos repartidos pela Praça Nova, Praça Velha, Jardim e mercado municipal, entre 12 de julho e 23 de agosto.
Trata-se de uma iniciativa em parceria com a autarquia, que conta também com o apoio de outras entidades e comércio tradicional da cidade, sendo o Figueira Na Hora media partner.
O programa foi apresentado pela organização em conferência de imprensa, realizada na sede da Dez de Agosto, tendo a presidente da instituição Carla Matias e o dirigente Ricardo Santos salientado a necessidade destes eventos na baixa da cidade, porque as “Serenatas do Mondego são lugares de memória que aliam a poesia à música, a rua ao palco e o fado à cidade”.
Esta iniciativa visa levar para o espaço público o trinar das violas misturado com a beleza arquitectónica e paisagística das praças e jardins da Figueira da Foz.
Tal como explicou Ricardo Santos, este ano as Serenatas integram pela primeira vez, noites de fado de Lisboa (a cargo de fadistas da terra e convidados de âmbito nacional) que se juntar ao cartaz do Fado de Coimbra. A organização destaca ainda nas novidades o concerto da cravista Joana Bagulho “Acção” que encerra a edição deste ano, no interior do Mercado Municipal, numa abordagem pessoalíssima da música de Carlos Paredes transcrita para cravo.
No total serão sete concertos, de entrada gratuita, para assistir nas noites de Verão e que prometem encher “a alma da baixa da cidade”.
Este evento musical conta este ano com a colaboração da Foz do Mondego Rádio, que uma hora antes de cada espectáculo apresenta e fala com os fadistas e guitarristas, gravando também os espectáculos que apresentará posteriormente, como explicou aos jornalistas Sansão Coelho. Nesta sessão interveio também, em representação do pelouro da Cultura da CMFF, José Bernardes, que se congratulou com a iniciativa que “acrescenta valor há animação de Verão e que tem o merecido apoio da autarquia”.
Os espectáculos que são sempre às 22h00 iniciam-se já dia 12 de julho, com Fado de Coimbra, na Praça Nova, com as vozes de Joaquim Matos e Vítor Nunes acompanhados por Álvaro Aroso e José Santos Paulo (guitarras) e Eduardo Aroso (viola); Dia 19, na Praça Velha, com as vozes Susana Patrão, Sara Travassos, Cláudio Dias, Paulo Barros e Hermínia Silva, acompanhadas por Carlos Ligeiro (guitarra), Tiago Cordeiro (viola) e Luís Ligeiro (viola de acompanhamento); Dia 26 de Julho, Praça Nova, Nuno Correia da Silva acompanhado pelos músicos Ricardo Dias (guitarra), Luís Ferreirinha (viola) e Ricardo J. Dias (acordeão); Dia 2 de Agosto, Praça Nova, Ana Pinhal, Miguel Xavier e Fernanda Saltão acompanhados por João Martins (guitarra) e Pedro Fernandes Martins (viola); Dia 9 de Agosto, Praça Velha, Horácio Seabra Branco acompanhado por Ernesto Garrelhas e José Xavier (guitarras), e Alexandre Barros (viola); Dia 16 Agosto, Jardim Municipal, com Patrícia Costa, Pedro Martins e Margarida Carvalho, acompanhados por João Martins (guitarra) e Pedro Fernandes Martins (viola); 23 Agosto, Mercado Municipal, Joana Bagulho.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL