ACIFF aposta no regresso às tradições, convívios e memórias no Postal de Natal da Figueira

«Vamos fazer parte do Postal de Natal da Figueira» é o mote da campanha que a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz promove - com o apoio de instituições, associados e patrocinador oficial, o Casino Figueira - no intuito primeiro de dinamizar a economia circular figueirense.
Tendo como principal fico a fomento do comércio tradicional local, a ACIFF pretende que figueirenses (e turistas) nesta quadra natalícia possam percorrer as mais emblemáticas zonas do comércio tradicional, (re)visitar lugares e (re)criar memórias. Para tal, foi elaborado um programa que alia diversas experiências sensoriais a uma forte presença em plataformas digitais.
“Reforçar o sentido de pertença, comunidade e participação, imortalizar memórias, representar o postal de Natal que está no nosso imaginário - o convívio das pessoas nas ruas de porta em porta, os sons, cheiros e tons da época, as conversas de circunstância, reencontros e convívios, relações de proximidade e afectos”. É este o convite que deixa Nuno Lopes para quem “a Internet deve ser vista não como uma ameaça mas uma oportunidade (de divulgar produtos e serviços). A pandemia foi um acelerador da transição digital”.
“Queremos evitar a desertificação da baixa da cidade e manter este centro histórico com as vertentes comercial mas também a social, promovendo o convívio pessoal” refere o presidente da direcção da ACIFF certo de que “mais investimento, mais emprego e maior poder de compra” são os ingredientes necessários para combater a desertificação social.
Nesta linha, a vice-presidente da direcção da ACIFF, Vitória Abreu, salientou que “a pandemia trouxe novas formas de trabalhar e comunicar”, daí esta forte aposta no digital e nas redes sociais “envolvendo os nossos ícones”, como as ruas, o comércio, os cheiros, as relações pessoais sublinhando que “queremos que os encantos (desta quadra natalícia) nos enfeitem a memória para sempre”.

Desta forma, a campanha «Vamos fazer parte do Postal de Natal da Figueira» está assente em diversas actividades:

Som de rua – 1 de dezembro a 7 de janeiro
Difusão de som ambiente das 10 às 19h00 alusivo à época natalícia desde o início da Rua da República passando pelas praças 8 de Maio e General Freire de Andrade, ruas 5 de Outubro, Cândido dos Reis, Bernardo Lopes e terminando na Esplanada Silva Guimarães.

Passatempo de montras de Natal – de 8 a 24 de dezembro
Uma tradição que a ACIFF tem vindo a promover nos últimos anos. Nesta edição as lojas a concurso estão localizadas desde a Rua Arnaldo Sobral até à Rua das Tamargueiras, em Buarcos.

Eleição do Melhor Bolo-Rei Tradicional e Produto Inovação da Figueira da Foz – 10 de dezembro
Ao modelo de anos anterior da eleição do Melhor Bolo-Rei Tradicional, a ACIFF junta nesta edição o Produto Inovação da Figueira da Foz, que visa a promoção das padarias e pastelarias locais, com o apoio da Escola Profissional da Figueira da Foz.

Orientação: «Quartas c/Mapa» – 21 de dezembro
«À descoberta do postal de Natal da Figueira da Foz» é a actividade que a ACIFF e a Ori Mondego – Associação Desportiva do Mondego sugerem para este Natal.
A actividade de orientação tem por objectivo criar uma dinâmica divertida, levando os participantes a circularem pela cidade enquanto se divertem em equipa.
«Quartas c/Mapa» irá contar com pontos de controle distribuídos por diversos estabelecimentos. Os participantes, adianta Susana Mora, da direcção do clube, terão à sua espera diversas surpresas que serão conhecidas em breve.

Promoção em multi-plataforma

Pretendendo chegar ao maior número possível de pessoas, a «Vamos fazer parte do Postal de Natal da Figueira» decorre em vários meios e canais de comunicação digital e offline.
Neste período o «Photopoint» de rua e moldura digital nos TOMIs (junto ao Jardim Municipal e Torre do Relógio) tem como objectivo motivar o envolvimento colectivo no postal através de registo fotográfico e partilha digital com o hastag #postaldenataldafigueira.
Por outro lado, um outdoor colocado à entrada da cidade reforça a promoção da campanha, a par de anúncios de publicidade online nas redes sociais que integram um vídeo promocional.
Os próprios comerciantes/empresários são também desafiados a manterem, até ao Natal, um horário de funcionamento alargado, nomeadamente com a abertura aos feriados e sábados durante todo o dia.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL