Autarquia cede residência hospitalar: “uma estrutura que vem complementar as necessidades do Hospital”

Esta manhã o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, entregou ao presidente do conselho de administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz - HDFF, Manuel Teixeira Veríssimo, as chaves de um apartamento destinado ao alojamento temporário de utentes que, pelo quadro clínico, dispensam internamento em meio hospitalar mas que contudo necessitam de tratamento/acompanhamento.
Um acto que contou com a presença, entre outros, de Nuno Gonçalves (vereador da Habitação Social e presidente do conselho de administração da Figueira Domus - FD) e Rui Duarte (administrador executivo da FD).
A residência hospitalar tem por objectivos minimizar os efeitos da hospitalização dos utentes do HDFF, proporcionar e optimizar as condições de atendimento dos utentes, potencializar a afectação de recursos e a obtenção de resultados e humanizar a prestação dos cuidados de saúde.

Carlos Monteiro destacou “as excelentes relações” entre a autarquia que preside e o Hospital salientando que esta residência hospitalar “é suficientemente grande para receber familiares de doentes caso seja necessário, é assim um apoio interessante que o Hospital irá gerir conforme entender”, mediante um protocolo tripartido.

Partilhando das palavras, Teixeira Veríssimo explicou que esta residência “vai apoiar doentes da área Oncológica ou outra e que necessitem fazer tratamentos em dias seguidos e nesse caso poderão ficar aqui. Em particular os que moram mais longe e têm dificuldade em ir e voltar no mesmo dia ou ainda pessoas que vêm fazer pequenas cirurgias e que não têm capacidade de voltar no mesmo dia à sua residência. Serão períodos curtos, não para estarem a viver semanas ou meses. Serão um, dois, três dias conforme os casos”, sendo que “uma comissão irá gerir o apartamento e criar essas regras”.
Em última instância, poderá albergar temporariamente profissionais da saúde a prestar serviço nesta unidade hospitalar.
Para o administrador hospitalar, trata-se de “uma estrutura que vem complementar as necessidades do Hospital. A Câmara Municipal da Figueira da Foz sempre nos apoiou em tudo o que solicitámos e em particular nesta altura. Esta é a prova dessa sã convivência e da complementaridade que a Câmara Municipal faz ao Hospital”.

O apartamento, situado em frente ao Hospital, pertence ao leque de imóveis de habitação social geridos pela empresa municipal Figueira Domus, que investiu em reabilitação cerca de sete mil euros, ficando a cargo da autarquia o equipamento do espaço (cinco mil euros) e sua manutenção.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL