Banda da Armada assinala hoje centenário do Farol do Cabo Mondego

Hoje a Banda da Armada realiza um concerto no grande auditório do Centro de Artes e Espectáculos para assinalar o centenário do Farol do Cabo Mondego, que entrou em funcionamento em 20 de novembro de 1922.
O espectáculo, para maiores de 6 anos, é gratuito mediante o levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.

A construção do farol foi iniciada em 1855, ficando concluída em abril de 1857, sendo já director de faróis Ipácio Vielle.
Entrou em funcionamento em 1858, aquele que seria o primeiro farol do Cabo Mondego. Foi montado um aparelho lenticular de Fresnel de 2ª ordem (foi dos primeiros a ser montado nos faróis portugueses), e a luz era branca fixa. O aparelho iluminante era um candeeiro mecânico de bombas alimentícias pelo sistema de Carcel, funcionando a azeite.
Por má visibilidade deste farol ou por interesses relacionados com a Empresa Exploradora de Minas, o farol acabou por ser demolido e construído outro mais a norte.
Entrou em funcionamento em 20 de novembro de 1922. O aparelho ótico é de 3ª ordem, grande modelo (500mm distância focal), com rotação produzida pela máquina de relojoaria.
A luz é branca, produzindo grupos de 4 relâmpagos e tem como fonte luminosa a incandescência pelo vapor do petróleo.
Em 1941 foi electrificado através de grupos electrogéneos, acabando por em 1947 ser ligado à rede eléctrica de distribuição pública. A máquina de relojoaria foi substituída por motores eléctricos.
O equipamento e as infraestruturas foram modernizadas ao longo dos anos, tendo sido automatizado em 1988.??
Em 2000 foi montado um autómato para executar a caraterística.
(Fonte: AMN) / Foto: Celso Silva-Digitart

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL