Copenhagen Offshore Partners apresenta projecto de aproveitamentto de energia renovável offshore

A dinamarquesa Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), maior fundo de investimento dedicado a projectos de infraestruturas e energias renováveis do mundo, anuncia a entrada no mercado português de energias eólicas offshore com o projeto Nortada, que conduzirá a um investimento de oito mil milhões de euros.
Este projecto, desenvolvido ao largo da Figueira da Foz, terá uma capacidade de 2 GW e inclui propostas de transformação estruturante para Portugal no campo da descarbonização, reindustrialização e independência energética.

O projeto Nortada, que deverá gerar milhares de postos de trabalho directos e indirectos, será publicamente apresentado pela Copenhagen Offshore Partners (COP) e pela Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) dia 8 de fevereiro, quarta-feira, às 15h30, na Casa do Paço.
A cerimónia conta com a participação de Pedro Santana Lopes (presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Afonso César Machado (director de Mercado para Portugal da COP), Magnus Larsen (Associate Partner da CIP) e de vários outros parceiros do projecto.
Nesta sessão a CIP e COP irão oficializar as suas intenções de projecto para a zona da Figueira da Foz, de compromisso para com a região e com o mercado português de energia eólica offshore.
Durante a sessão de assinaturas serão também oficializados os protocolos de cooperação entre a CIP e vários parceiros de projecto, entre eles INESCTEC, Parley for the Oceans, Figpesca Associação dos Pescadores e Armadores do Centro Litoral, Abreu Advogados.
Convidados: Embaixada Real da Dinamarca em Portugal (embaixadora do Reino da Dinamarca em Portugal, Maria Tarp; Deputy Head of the Trade Council of Denmark em Portugal Maj Tellefsen); director geral da Autoridade Marítima, almirante João Luís Dotes Aresta; conselho de administracão do Porto da Figueira da Foz; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

“O projeto Nortada será o primeiro parque eólico offshore de grande escala em Portugal. Queremos que represente a aceleração da transição energética portuguesa, que seja um exemplo na produção de energia limpa, pensado de forma holística em todas as suas componentes, e que simbolize uma aposta na reindustrialização e no crescimento económico do país.
A energia eólica offshore tem um enorme potencial de crescimento e evolução e, como tal, representa uma colossal oportunidade para o país. Com a materialização deste projeto, pretendemos colocar Portugal na linha da frente da transição energética a nível mundial.
(Afonso César Machado, responsável da COP pelo mercado português)

“Estamos muito satisfeitos por fortalecer a nossa presença em Portugal, em particular no mercado da energia eólica offshore. O projeto Nortada tem um enorme potencial e é um importante marco que contribuirá para o crescimento desta indústria em Portugal, assim como para a criação de emprego e de crescimento económico sustentável”.
(Michael Hannibal, Partner na Copenhagen Infrastructure Partners)


Copenhagen Infrastructure Partners (CIP)

A Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) foi estabelecida em 2012 e é hoje em dia um líder mundial, pioneiro no combate as alterações climáticas e o maior fundo de investimento dedicado a projectos de infraestrutura e de energias renováveis no planeta.

A CIP gere 10 fundos, com um total de mais de 19 mil milhões de euros, provenientes de mais de 100 investidores institucionais originários da Europa, Ásia, Austrália e América do Norte. Estes fundos já participaram em decisão final de investimentos para mais de 20 projectos de energia renovável de grande escala, com um total de mais de 10 GW de capacidade instalada em vários países.
A energia eólica offshore, tanto de tecnologia fixa como flutuante, faz parte da estratégia de crescimento da CIP e isto é claramente demonstrado pelos mais de 50 GW de projectos eólicos offshore no portefólio da CIP (dos quais mais de 18 GW são com tecnologia eólica offshore flutuante).
O último Fundo a ser fechado, tornou-se o maior a nível mundial dedicado exclusivamente a projectos de energia renovável. Atingiu o valor de 7,3 mil milhões de euros e tem como principais mercados a América do Norte, países da europa ocidental, a Ásia e Austrália.
A estratégia de investimento seguirá os princípios de levaram ao sucesso dos fundos prévios e permitirá manter a CIP numa posição de liderança na indústria assim como a continuar a ter um papel determinante na transição energética a nível global.
 
Copenhagen Offshore Partners (COP)

A COP é o parceiro exclusivo da Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) para a prospeção, construção e operação de projectos eólicos offshore a nível mundial. Como líder mundial neste campo, a COP possui escritórios na Dinamarca, Austrália, EUA, Taiwan, Japão, Coreia do Sul, Vietnam, Escócia, Brasil e Itália.
Encarrega-se de fornecer colaboradores para posições de liderança-chave para os vários projectos eólicos offshore e, no âmbito da sua equipa de especialistas, possui uma variedade de competências e experiência no campo da gestão de projecto e nas várias fases de prospeção, assim como nos campos da engenharia, construção, compras, gestão operacional, desenvolvimento de negócio e financiamento de projectos.
A equipa da COP possui uma experiência acumulada de mais de 15 projectos eólicos offshore de grande escala espalhados por todo o mundo. Como parceiro exclusivo da CIP, a COP beneficia de uma vasta rede de parceiros e especialistas em várias áreas como o ambiente, a engenharia, a advocacia e a finanças.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL