Depressão Dora traz rajadas, aumento da agitação marítima e descida de temperatura

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2020-2021, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) o nome DORA à depressão que se prevê estar centrada em 50°N e 00°E amanhã, dia 4.

Os efeitos desta depressão no território continental serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de hoje, 3 de dezembro, prolongando-se até ao início de sábado, dia 6, com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 95 km/h nas terras altas com emissão de aviso Amarelo de Rajada Máxima para vários distritos.

Consequentemente, prevê-se também um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final de hoje, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso Laranja de Agitação Marítima.

A esta depressão está também associada uma superfície frontal fria, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de hoje e irá atravessar todo o território durante o dia de amanhã, dando origem a precipitação, que será na forma de neve nas cotas acima de 1400/1600 metros e descendo gradualmente para 600/800 metros, com emissão de aviso Amarelo de Neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para o dia 4.

Devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.

Fonte: Instituto Português do Mar e da Atmosfera

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL