Desinfecção da via pública

O município da Figueira da Foz comunica que, com base na informação transmitida ontem, terça-feira, dia 24 de março, pelo Delegado de Saúde Regional do Centro à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM), não irá proceder à desinfecção da via pública, uma vez que, segundo esta entidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera "não existir evidência da efectividade".
Deste modo, “a autarquia não irá implementar uma medida que para a OMS não tem eficácia comprovada e a que acresce o contra de poder criar uma falsa ideia de segurança. Não obstante, é de clarificar que o município se encontra preparado para proceder a qualquer desinfecção que venha a ser recomendada”.

 Desinfecção das ruas sem efeito na contenção do contágio - DGS

A directora geral da saúde afirmou hoje que não há evidência científica que as desinfecções de vias e espaços públicos sejam eficazes contra o contágio pelo novo coronavírus.
“Para a doença covid-19 não há nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfecções] e portanto não é uma medida que se recomende”, afirmou Graças Freitas na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, em Lisboa.
Para a directora-geral da saúde, “não é prioritário ter trabalhadores a desinfectar ruas”, para combater o contágio pelo novo coronavírus, como acontece em algumas autarquias, porque não há qualquer certeza que tenha influência.
“O que vai travar a covid-19 é estarmos distantes uns dos outros”, frisou Graça Freitas.
Várias autarquias de norte a sul do país iniciaram há vários dias trabalhos de lavagem e desinfecção preventiva nas vias e nos espaços públicos dos respectivos concelhos, numa tentativa de minimizar os riscos de contágio da covid-19.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL