Hospital Distrital da Figueira da Foz permite partilha de informações sobre os seus utentes em toda a rede do SNS

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) passou a disponibilizar, para toda a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a possibilidade de consulta aos dados clínicos disponíveis nos seus registos electrónicos, ainda que antes já fosse proporcionada externamente alguma informação clínica dos seus utentes.
Esta portabilidade do Processo Clínico, cujo conteúdo está limitado, em exclusivo, a profissionais clínicos do SNS, em âmbito de Internamento, Consulta Externa, Internamento ou outro episódio clínico, “visa criar valor, disponibilizando o máximo de informação para tomada de decisão a quem dela precisa e evitar repetições de meios complementares de diagnóstico, desconfortáveis para os utentes e onerosos em termos financeiros para o SNS, porque desnecessários”, explica a administração hospitalar em nota de imprensa.
Desta forma, “o acesso a esta informação é condicionado por níveis e credenciais aos profissionais de saúde da mesma forma como se estivessem nas instalações do Hospital portanto, com a mesma garantia de sigilo, confidencialidade e segurança. Todos os acessos são rastreados interna e externamente, tal como está estipulado a nível nacional para a comunicação de dados de saúde”.
Esta partilha contempla, entre outros, todos os resultados de análises clínicas e os relatórios dos restantes exames, incluindo as imagens dos mesmos, quando existentes e permite ainda que as instituições agilizem os processos e diminuam os tempos de operacionalização e de análise médica.
Deixam de ser também necessárias a gravação de dados em meios físicos (Pen USB ou DVDs) nas situações de transferência ou referenciação de doentes, a partir do Hospital.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL