Hospital recebeu encontro internacional para debater futuro da Investigação Clínica no Envelhecimento

No passado dia 26 de novembro, no auditório do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), o Centro de Investigação Clínica da ULS Baixo Mondego promoveu o III Encontro de Investigação Clínica 2024, subordinado ao tema «Investigação Clínica no Envelhecimento: Desafios e Oportunidades para o Futuro».
O encontro contou com a primeira apresentação pública em Portugal do projeto europeu «PreDisc: Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos: do hospital às áreas rurais». Tem como objetivo prevenir a dependência e a fragilidade em idosos hospitalizados, promovendo a atividade física regular durante e após os períodos de hospitalização.
“Isto é conseguido através da prescrição de um programa personalizado, multicomponente, durante o internamento hospitalar e a sua continuação após a alta, graças ao novo modelo de transição e acompanhamento pelos Cuidados de Saúde Primários”, explica fonte da ULSMB.
O consórcio do projeto é liderado pelo centro de investigação biomédica Navarrabiomed, Navarra, Espanha, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O evento, que contou com 70 participantes, a lotação máxima do auditório da unidade hospitalar, reuniu vários especialistas nacionais e internacionais para discutir os avanços mais recentes nas políticas públicas, cuidados de saúde, comunitários, investigação clínica e envelhecimento, teve como objetivo sensibilizar políticos, profissionais de saúde e a sociedade em geral para os desafios impostos pelo envelhecimento demográfico, um dos principais temas da atualidade. Além disso, a iniciativa procurou inspirar e capacitar os participantes a tornarem-se agentes ativos na promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável.
Com um programa diversificado e dinâmico, o III Encontro de Investigação Clínica 2024 reforçou o compromisso da ULS Baixo Mondego com a investigação clínica em saúde e as colaborações europeias, contribuindo para soluções eficazes que respondam às necessidades de uma população em envelhecimento.
Durante o evento, o médico interno de ortopedia, Emanuel Cortesão de Seiça, foi distinguido com o Prémio de Investigação «Professor Doutor Manuel Veríssimo 2024».

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL