Navegabilidade na barra – CNAFF: “estamos preocupados com o volume de tantos estudos, de tantas promessas, de tanta falta de responsabilidade política”

Foto: Figueira From The Sky (Nuno Vicente)

O CNAFF está apreensivo com as condições de navegabilidade na barra (Foto - Figueira From The Sky - Nuno Vicente)

O CNAFF encontra-se a celebrar o seu 34.º aniversário. A Regata de Aniversário assinalou a data

Foto: Figueira From The Sky (Nuno Vicente)

O CNAFF está apreensivo com as condições de navegabilidade na barra (Foto - Figueira From The Sky - Nuno Vicente)

O CNAFF encontra-se a celebrar o seu 34.º aniversário. A Regata de Aniversário assinalou a data

O Clube Náutico da Figueira da Foz, que faz da náutica de recreio a sua principal actividade, sobre a navegabilidade local, lamenta que há cinco meses, mais precisamente desde o dia 2 de dezembro de 2017, que não tem conseguido realizar qualquer actividade desportiva na baia oceânica.
Segundo Miguel Amaral, o principal motivo que levou a esta situação prende-se com as condições da barra cuja navegabilidade esteve condicionada dezena de vezes ao longo desse período.
Recorda o director do CNAFF que “em 1966 foram edificados os molhes do porto da Figueira da Foz, completando este ano 52 anos. Desde esse período, até aos dias de hoje, foram gastos do erário publico milhões e milhões de euros e chegámos ao momento actual, com a promessa de caixas de retenção, armadilhas, dragagens continuas, by pass, etc)”.
“Para nós, que tal como o sector da pesca e o sector comercial, faz do acesso ao porto o seu quotidiano, não nos parece, que nem a curto nem a médio prazo essas soluções possam ser as mais viáveis e corremos sérios riscos de futuramente o porto da Figueira da Foz deixar de ser competitivo e ser a «debandada geral»”, adianta ainda o responsável.
Em nome do clube que comemora o seu 34.º aniverário, Miguel Amaral diz “preocupado com o volume de tantos estudos, de tantas promessas, de tanta falta de responsabilidade política que nos leva forçosamente a chegar a esta conclusão: eng. António Artur Baldaque da Silva ano de 1914 (porto ou molhe oceânico) embocadura do Cabo Mondego. «O visionário, o homem da razão»”.

Regata do 34.º aniversário do CNAFF
O Clube Náutico da Figueira da Foz organizou no passado dia 28 de abril a regata comemorativa do seu 34º aniversário.
Estiveram presentes algumas embarcações da classe cruzeiros, bem como de vela ligeira. O mar apresentou-se com ondulação agitada de 1,5m a 2m e o vento a soprar do quadrante sudoeste, permitindo à frota completar duas regatas.

Classificação:
1º - Larimar: de José Santos
2º - Natura: António Vaz
3º - Clairefontaine: Esteban Sanchez

Aproveitando a ocasião, o CNAFF distribuiu os prémios das 11 regatas anuais por si realizadas ao longo de 2017.

Classe Cruzeiros
1º - Larimar: José Santos
2º - Natura: António Vaz
3º - Fifty Five: Saúl Pereira

Vela Ligeira
1º - Snipe: António Baio Dias
2º Laser: Mário Concepcion
3º Raquero: Bernardo Marques.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL