Projecto «SeaWatch»: Figueira da Foz recebe duas viaturas e uma moto 4x4

Realizou-se dia 29 de maio, nas instalações centrais de Marinha, junto à Ribeira das Naus, a cerimónia de entrega das 30 viaturas «Volkswagen Amarok» por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos, das quais 28 viaturas destinadas ao reforço da vigilância nas praias e duas para apoio ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), para a realização de tarefas relacionadas com a assistência a banhistas.
Fonte da Autoridade Marítima Nacional adiantou ao Figueira Na Hora que no âmbito desta medida, a Figueira da Foz irá receber duas viaturas Amarok do projecto «SeaWatch» e ainda uma moto 4x4 do projecto «Praia Segura».

Reforço de meios humanos e técnicos

Neste projecto, que celebra o décimo ano, o ISN e a SIVA Portugal associam-se a mais uma época balnear através do projecto «SeaWatch», que tem por objectivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.
Destaca-se também a presença de desfibrilhadores automáticos externos nas viaturas e a necessária formação aos tripulantes em suporte básico de vida e desfibrilhação, numa parceria entre o Instituto de Socorros de Náufragos e o «Movimento Salvar Mais Vidas», que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória.
A BP é outro dos parceiros que se associa ao projecto «SeaWatch», contribuindo com a cedência de combustível para a operação destas viaturas.
Esta cerimónia, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, contou com a presença do almirante Chefe do Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, do director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante Luís Sousa Pereira, do director executivo da SIVA, Pedro de Almeida, do presidente da BP, Pedro Oliveira, bem como outras entidades.

«SeaWatch»: salvas cerca de 1.650 vidas humanas

Em 2019 o projecto «SeaWatch», com as pick-up Volkswagen Amarok, possibilitou o salvamento de 48 veraneantes, efectuando 192 assistências de primeiros socorros e sete buscas com sucesso de crianças perdidas.
Desde o início do projecto, estimam-se que os veículos afectos ao projecto «SeaWatch» tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear, sobretudo em praias não vigiadas, tendo sido salvas cerca de 1.650 vidas humanas.

Autarquia contrata 68 nadadores salvadores

Saliente-se que a autarquia da Figueira da Foz vai, esta época balnear, contratar 68 nadadores salvadores para vigiarem as 18 praias e as 7 piscinas de uso público do concelho, de forma a garantir o nível de segurança necessário.
As praias da zona urbana - Cabedelinho, Cabedelo, Cova, Hospital 1, Hospital 2, Campo de Futebol, Relógio, Buarcos, Tucano, Forte, Tamargueira e do Viso - vão contar com vigilância a partir do dia 20 de junho, sendo que as restantes - Leirosa, Costa de Lavos, Quiaios 1, Quiaios 2, Murtinheira 1 e Murtinheira 2 -, se vão encontrar vigiadas a partir do dia 1 de julho.
No que diz respeito às praias de Buarcos e do Cabedelo, foram ainda contratados mais 4 nadadores salvadores para assegurar a vigilância aos fins de semana e feriados, desde o dia de amanhã, sábado, até ao final do mês de outubro, sempre que as condições meteorológicas assim o justifiquem.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL