ALERTA/Rastreio do cancro da mama: falsos telefonemas pedem pormenores de roupa interior e fotos

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) alerta a população em geral para falsos telefonemas que estão a ser realizados em nome deste instituto público e evocando o rastreio do cancro da mama.
Denúncias recebidas no Gabinete do Cidadão da ARSC dão nota que os telefonemas estão a ser feitos por pessoas do sexo feminino, que se apresentam como responsáveis pelo rastreio do cancro da mama da ARSC. Durante os telefonemas são pedidas informações várias relacionadas com pormenores de roupa interior e fotos.

Devido à pandemia, o processo de convocatória para o rastreio do cancro da mama, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), é agora realizado provisoriamente e em articulação entre as duas entidades, via telefone e enquanto as circunstâncias da pandemia o aconselharem.

Interrompidas durante o estado de emergência, as convocatórias foram retomadas em junho, utilizando o telefone e não a habitual carta.
Logo que a avaliação epidemiológica face à COVID-19 o permita, serão retomadas as convocatórias por carta-convite, com contacto telefónico em paralelo.
Assim, com vista ao esclarecimento da população, o teor do telefonema apenas dá indicações sobre procedimentos ligados ao protocolo de segurança da COVID-19 e transmite à interlocutora/utente a data, hora e local da realização da mamografia.
A ARSC aconselha as pessoas para, em caso de dúvida sobre a proveniência do telefonema, entrarem em contacto com o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro através do número de telefone 239 487 495 ou 6 (dias úteis, das 9h às 13h e das 14 às 17h) ou o Gabinete do Cidadão da ARSC pelo telefone 239 796 800
(dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30).

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL