Região: Navio de carga sofre avaria e atraca de emergência no porto de Aveiro

Um navio de carga com cerca de 90 metros de comprimento e 13 tripulantes a bordo, sofreu hoje uma avaria nas máquinas, acabando por ficar à deriva e a abater em direcção à barra do porto de Aveiro, devido às condições meteorológicas bastante adversas que se fazem sentir no local, tendo atracado de emergência no porto de Aveiro com auxílio de dois rebocadores.
Recebido o alerta, pelas 07h42, para a situação do navio, o Capitão do Porto activou de imediato uma embarcação da Estação Salva-vidas de Aveiro para o local e contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
O navio tentou fundear duas vezes ao largo do porto de Aveiro, mas sem sucesso devido à forte agitação marítima no local, tendo sido activados dois rebocadores com o objectivo de auxiliar o navio, mas que também não conseguiram sair a barra do porto de Aveiro devido às condições do mar.
O navio acabou por abater em direcção ao porto de Aveiro, tendo sido possível já no interior da barra estabelecer os cabos de reboque e, com auxílio de dois rebocadores, atracar o navio em segurança no porto.
Durante a acção e devido ao perigo, foi activada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa com o objectivo de efectuar o resgate dos tripulantes do navio em caso de encalhe, o que acabou por não se verificar.
Foi aberto um inquérito para perceber o que esteve na origem da avaria, sendo que o navio vai ser inspeccionado para aferir o seu estado de segurança para navegar.
O Capitão do Porto de Aveiro, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou as operações no local.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL