RFM Somnii – O Maior Sunset de Sempre há 10 anos a criar memórias e experiências

O RFM Somnii Intermarché – O Maior Sunset de Sempre promete levar magia e experiências, criar memórias e apresentar o melhor da música electrónica dias 5, 6 e 7 de julho, na Praia do Relógio – Figueira da Foz, nesta que é a 10.ª edição do festival com produção da MOT – Memories of Tomorrow.

Foi precisamente tendo em conta 10 anos de um festival «com o pé na areia» que esta manhã se apresentou o cartaz final, se recordou algum do percurso e se avançaram com algumas novidades para este ano.
Tiago Castelo Branco destacou “a forte ligação” com a Figueira da Foz, a consolidação do festival entre os grandes eventos deste género a nível europeu ou mesmo “a preocupação” em apoiar novos talentos, nomeadamente através de um concurso de djs.
Para o director da MOT, o cartaz deste ano congrega 10 anos de história e de estórias e os artistas que marcaram esta década, salientando que “são raros os festivais com esta dimensão que se prolongam no tempo”.
É com a chancela de “uma marca de confiança e proximidade” que a edição de 2024 dá especial atenção às famílias e aos festivaleiros que, muito deles, aqui vieram há 10 anos e que hoje são pais e mães. A pensar neles, o RFM Somnii tem entradas livres para crianças até 12 anos e uma zona especialmente dedicada aos mais novos, com diversos equipamentos de lazer, no intuito de “plantar a «sementinha» nos festivaleiros do futuro”.
Quanto ao cartaz, Tiago Castelo Branco explica que procurou-se fazer um «mix» entre consagrados nomes do panorama internacional, reputados artistas nacionais e novos talentos que em palco apresentam as novas tendências musicais.
A 5 de julho, actuam Mandragora, R3HAB, Sub Zero Project, VE/RA, Zanova, Bruno R.
No dia seguinte, o incontornável Armin van Buuren partilha atenções com Fedde Le Grand, o português KURA, Nicky Romero, Breith e Tim Hox. Para o último dia, presenças de Coone, Diego Miranda, Don Diablo, Nervo, W&W, Koriz e os djs residentes da RFM, Rich & Mendes.

Na apresentação KURA destacou precisamente “a grande importância” do RFM Somnii na alavancagem quer da música electrónica quer de muitos dos djs que hoje são uma referência.
“Os artistas ficam impressionados com o areal, com a envolvência e com o público”, confidenciou o dj certo de que “a música electrónica é para toda a gente, todos os públicos”.
Cristina Figueiredo, da administração do grupo Intermarché que este ano «empresta» o nome ao festival tornando-se assim «naming sponsor», destacou a aposta na promoção da cultura e, neste caso, através da musicalidade que une gerações.
“Somos uma marca próxima dos nossos parceiros, da comunidade local e instituições, apoiando eventos de cariz social e cultural”, considerou Cristina Figueiredo para justificar o apoio que este ano acontece e que, salientou, “vem também dinamizar a economia local. É uma estratégia nossa estarmos em eventos com um público mais jovem, somos uma insígnia que aposta na juventude”.

O director da RFM sinalizou “a consolidação e diferenciação” da marca RFM Somnii – O Maior Sunset de Sempre, com características muito próprias e que fazem deste “um festival que é muito mais do que música electrónica”.
Para António Mendes, a presença da insígnia Intermarché “é também o reconhecimento do que temos feito nestes 10 anos”, deixando elogios à produtora MOT pelo “empenho, carinho e profissionalismo” demonstrados desde a primeira hora. O festival, para o também dj residente, “é uma celebração da música e da amizade”, sendo “muito gratificante para a RFM este contacto de proximidade local”.
Manuel Domingues, vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, deixou expresso o apoio ao festival tendo em conta não só a dinamização económica social (restauração, dormidas e outras actividade) mas também a projecção turística do nome da Figueira da Foz afirmando que “tem havido um esforço para fixar a marca e trazer algo novo para a Figueira da Foz (…). É um evento que a Figueira da Foz tem de acarinhar pelo desenvolvimento e público que traz para uma experiência diferente”.
O apoio, disse o autarca, “insere-se numa estratégia (da Câmara Municipal) em atrair grandes eventos”, deixando elogios à forma como o director da MOT tem pautado a sua actuação, “nunca fechando portas, sempre à procura de uma solução”.

Segundo disse Tiago Castelo Branco, a edição de 2023 contou com a presença de cerca de 80 mil festivaleiros. Para este ano, “ainda mesmo sem se conhecer o cartaz, quando abrimos a bilheteira venderam-se logo cerca de 4 a 5 mil bilhetes, algo só possível por se tratar de uma marca de confiança, de inovação, o maior cuidado na programação de grandes artistas e que nunca defraudou” as expectativas.

Legenda:
KURA, Tiago Castelo Branco, Manuel Domingues, António Mendes e Cristina Figueiredo

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL