Sismo de magnitude 3,7 perto do Cabo Mondego

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter ocorreu hoje, pelas 11h42, a cerca de 35 km a Oeste-Noroeste do Cabo Mondego, a 31 quilómetros de profundidade.
O sismo, registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Mira (Coimbra).
Nas redes sociais são muitos os que dão conta de terem sentido os efeitos, ainda que reduzidos, deste sismo.

A informação é disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A escala de Richter serve para avaliar a magnitude de um sismo. Foi estabelecida pelo sismólogo norte-americano Charles Francis Richter (1900-1985) em 1935.

A escala de Richter está compreendida entre 1 e 9 graus e é uma forma precisa para medir a intensidade de um terramoto, calculada a partir da amplitude das ondas sísmicas observadas a uma distância conhecida a partir do epicentro. Esta escala indica-nos o máximo de energia libertada por um terramoto.
Na escala de Richter, um sismo superficial ( por exemplo 10 a 30 km) de magnitude menor do que 3 sente-se na zona próxima do epicentro. Entre 4 e 5, sente-se e produz quedas de objetos e pequenos danos. A partir da magnitude entre 5 e 6, os prejuízos são apreciáveis, aumentando rapidamente para os grandes sismos destruidores de magnitude 7 e 8. Raramente os terramotos excedem a intensidade de 8 na escala de Richter.
(infopedia.pt)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL