Sporting Clube Figueirense comemora 102.º aniversário

O Sporting Clube Figueirense foi fundado a 1 de dezembro de 1918 por um grupo de jovens que desejava associar-se para compartilhar sonhos próprios da juventude daquela época nos campos desportivo, cultural e recreativo.
Nesta altura, a ideia de fundar um clube deu-se pelo facto de na Figueira da Foz apenas existirem dois clubes (Associação Naval 1º de Maio e Ginásio Clube Figueirense) na zona sul da cidade e pela distância, falta de iluminação e autoridade paternal que se fazia sentir nalgumas famílias, pensou-se em formar um clube na zona do Bairro Novo.
A primeira direcção foi constituída por Joaquim Nogueira (presidente), António Sousa (tesoureiro), Arménio Rodrigues (1º secretário) e Álvaro Assunção (2º secretário). Estava assim, fundado definitivamente o Sporting Clube Figueirense.
No clube apenas existia o futebol como modalidade, o qual era praticada no Campo da Morraceira. Nesse tempo a modalidade era encarada como um modo de fazer exercício físico que a juventude procurava com paixão.
As modalidades desportivas praticadas por este clube foram várias, além do futebol (1918), apresenta também a natação (1923), campismo (1941), basquetebol masculino, ciclismo, atletismo, pesca desportiva, teatro, xadrez, tiro de guerra, tiro de sala, voleibol e ténis de mesa. Sempre demonstrou ser um clube desportivamente atlético tendo obtido inúmeras vitórias nas várias modalidades.
Hoje em dia, o clube tem a Casa Abrigo como património, situada na Serra da Boa Viagem e devido à falta de condições financeiras, enveredou pelo basquetebol feminino como principal modalidade desportiva.
Oriana Cação é a presidente da direcção do clube aniversariante.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL