Quiaios recebeu XLIII Campeonato Nacional Militar de Orientação

De 17 a 19 de novembro a Associação Desportiva do Mondego apoiou a Guarda Nacional Republicana na organização do XLIII Campeonato Nacional Militar de Orientação, evento que decorreu no município da Figueira da Foz.

O Ministério da Defesa Nacional confiou este evento do Calendário Anual das Competições Desportivas Militares 2021 à Guarda Nacional Republicana, que entregou as tarefas técnicas a dois dos seus militares mais experientes na modalidade, ambos atletas da Associação Desportiva do Mondego, o cabo Rui Mora e o sargento-chefe Marco Póvoa.
Ambos propuseram que se disputasse na área do município da Figueira da Foz, em parceria com a Associação Desportiva do Mondego e com apoio e recursos da Federação Portuguesa de Orientação, o que colheu imediata aceitação de todas as partes.
Durante sete semanas, todos os envolvidos se empenharam em organizar um evento de elevada exigência técnica e em superar todas as expectativas de quase 150, treinadores e delegados participantes, da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.
O recinto escolhido para a competição foi o pinhal de Quiaios, de memórias para a Associação Desportiva do Mondego, pois foi onde organizou 3 etapas para 2.800 atletas de 39 países que estiveram presentes no maior evento mundial da modalidade nos meses de inverno, o Portugal O’ Meeting 2019.

Papel da ADM
Metendo férias ou dispensas nos seus trabalhos e actividades, para garantir o evento durante três dias da semana, responderam ao apelo da Associação 14 voluntários “mostrando todas e todos, como é sempre seu apanágio, elevados graus de empenho e dedicação em todas as tarefas. Dando sempre muito mais do que se espera, além de executarem as tarefas de organização das três etapas de competição do Campeonato, quiseram ainda brindar os participantes e a comunidade em geral com um «Quartas com Mapa» especial, na cidade da Figueira da Foz, durante o qual se celebrou o 7.º aniversário do clube, com orientação e bolo”, refere a direcção da Associação.

Competição
De acordo com regulamento próprio, o Campeonato Nacional Militar de Orientação, disputou-se em três etapas: distância média, distância longa e estafetas.
A selecção da Guarda Nacional Republicana arrecadou os três troféus colectivos disputados, feminino, masculino e da Federação Portuguesa de Orientação.
Participaram no Campeonato 6 atletas da Associação Desportiva do Mondego, em representação de 2 das delegações presentes, do Exército e da Guarda Nacional Republicana alcançando alguns lugares de pódio individual e por equipas, recebendo prémios das diversas entidades presentes, entre as quais o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes.

Agradecimentos
“O evento colheu os mais rasgados elogios de todos os participantes, o que muito enche de alegria a Associação Desportiva do Mondego, que não pode deixar de agradecer aos seus apoios”.
Os agradecimentos são igualmente extensíveis a quem se prestou para colaborar no apoio a este evento, município da Figueira da Foz, Clube Desportivo de Quiaios, Colégio de Quiaios, Ginásio Clube Figueirense e os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

Fotos: Susana Mora

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL