No dia 3 de junho o Jardim de Infância de Buarcos (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) recebeu a visita de uma voluntária numa iniciativa que teve como objectivo sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo marinho, impacto negativo do lixo marinho na fauna e flora.
As crianças tiveram a oportunidade de contactar com algum desse material recolhido nas praias da cidade e de fazer construções a partir dos mesmos, dando asas à sua criatividade e imaginação.
Dia da Criança
No dia 4 de junho, celebrou-se o Dia da Criança no Jardim de Infância de Buarcos. Os pais das crianças organizaram-se, dinamizaram uma feirinha e com a verba angariada ofereceram às crianças uma sessão de cinema sobre a vida no fundo do mar. Esta actividade especial, para além do seu carácter lúdico, visou ainda dar a conhecer a biodiversidade marinha e a importância da preservação dos oceanos.
A sessão de cinema imersivo foi realizada numa sala especialmente preparada para criar uma atmosfera envolvente, insuflável, com projecções em 360 graus e efeitos sonoros que transportaram as crianças para um mundo subaquático. Os pequenos exploradores puderam ver de perto as diversas espécies marinhas, como peixes coloridos, corais, tartarugas e até mesmo tubarões, tudo num ambiente seguro e controlado.
No período da tarde as quatro salas do Jardim de Infância deslocaram-se à avenida onde deram uma volta no carrossel, oferta da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião. No regresso à escola houve tempo para comer pipocas.
Os educadores destacaram a importância desta experiência no desenvolvimento das crianças, incentivando a curiosidade científica e a consciência ambiental desde cedo. Esta celebração especial do Dia da Criança reforça o compromisso da comunidade escolar em proporcionar experiências enriquecedoras e significativas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e sensibilizando-as para a importância da conservação ambiental.
Dia Mundial do Ambiente
No Dia Mundial do Ambiente, o Jardim de Infância de Buarcos organizou uma acção de sensibilização envolvendo a limpeza da praia. Esta iniciativa teve como objectivo principal conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e a responsabilidade de cada um na manutenção de um ambiente limpo.
Os pequenos ambientalistas dedicaram a manhã a recolher plásticos, papéis e outros detritos, enquanto aprendiam sobre o impacto do lixo marinho na vida aquática e na saúde dos ecossistemas costeiros.
Houve tempo para molhar os pés e conversar com os nadadores salvadores que abordaram temas como a segurança no mar e a importância da preservação ambiental das praias. Explicaram às crianças os principais cuidados que devem na praia, como a importância de nadar apenas em áreas supervisionadas, a reconhecer as bandeiras de sinalização e entender os perigos das correntes marítimas. Além das questões de segurança, os nadadores destacaram a importância de manter a praia limpa.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL