Agrupamento de Escolas Figueira Mar recebe Bolsas Sociais EPIS e prossegue projecto «Blue Golden Energy»

O programa Bolsas Sociais EPIS 2023 atribuiu 208 bolsas sociais e distinguiu, nesta sua 13ª edição, 5 projectos de escolas, 184 alunos do secundário, licenciatura e mestrado, e 21 jovens especiais, com o apoio de 49 investidores sociais (na sua maioria empresas), num investimento total de 455 mil euros.
A cerimónia de entrega das bolsas teve lugar no dia 4 de dezembro, no Auditório Emílio Rui Vilar, na Culturgest, em Lisboa. O Agrupamento de Escolas Figueira Mar esteve presente para receber, na categoria «Projectos de Escolas», uma das 5 bolsas premiadas, tendo assim a oportunidade de dar continuidade ao seu projecto «Blue Golden Energy», desenvolvido pela turma B, do 9º ano, da Escola Infante D. Pedro. Pelo contributo dado ao projecto da turma, o aluno Gonçalo Rafael Jorge Ministro foi também agraciado com uma bolsa EPIS, por um período de três anos.
Desenvolvido numa perspectiva transdisciplinar, com o apoio de vários stakeholders, este projecto empreendedor, no âmbito da sustentabilidade energética (em linha com os 17 objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas) e da cidadania ativa, foi apresentado no ano lectivo anterior na Expo Intermunicipal | Artes e Ofícios, Missão CIM RC na Figueira da Foz, tendo obtido, nesse evento, a menção honrosa do stand mais ecológico.
Com a atribuição desta bolsa, a turma pretende expandir o projecto, dinamizando atividades práticas (aprendizagem experiencial) na Escola Infante D. Pedro, ou seja, pretende explicar e orientar os colegas do 3.º ciclo na montagem do dispositivo de microgeração energética, fornecendo os componentes de um kit solar/fotovoltaico, que permitirá depois carregar um telemóvel ou um computador. O grande objetivo é contribuir para a mudança de paradigma energético - conversão de consumidores em pequenos produtores energéticos (autoconsumo). Numa 2º fase pretendem alargar esta experiência de aprendizagem ativa a outros agrupamentos e, eventualmente, a entidades públicas e privadas.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL