«Artes e ofícios» promoveu a sustentabilidade a 500 alunos

Santana Lopes e Emílio Torrão

A Praça João Ataíde recebeu, na passada sexta-feira (26 de maio), a Expo-Intermunicipal «Artes e Ofícios, Missão CIM-RC» com o mote «Os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030».
A iniciativa juntou, em 36 stands, cerca de 500 alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade e 50 professores, oriundos de vários municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), designadamente Cantanhede Figueira da Foz, Góis Lousã, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure e Vila Nova de Poiares.
O certame foi oficialmente aberto pela vereadora da Educação do município anfitrião, Olga Brás, e por Vera Lopes em representação da CIM RC.
Olga Brás deu as boas-vindas a todos os jovens e professores presente e saudou, em especial, os alunos da Figueira da Foz que no ano transato venceram a Exposição, e os que este ano se apresentam em competição.
“A Figueira da Foz está muito satisfeita por vos receber e ser hoje palco dos vossos projectos”, referiu a autarca que lembrou aos alunos que, para além do convívio e da animação que o dia proporcionará, estes não devem perder o foco, pois é “todos juntos, em equipa que podemos encontrar soluções criativas, inovadoras e sustentáveis para os problemas que vão surgindo no nosso caminho”.
A vereadora manifestou-se convicta de que, apesar de os alunos estarem em competição “aprenderão muito com os projectos” e com as experiências dos colegas.
Cerca das 11h30 decorreu um peddy papper e logo a seguir ao almoço foi efectuada uma apresentação do projecto «Imagine.Create.Succeed» que se encontra integrado nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.
Já ao final da tarde, cerca das 18h00, o presidente do Conselho Intermunicipal, Emílio Torrão, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes e todos os vereadores do executivo municipal marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios, que foram atribuídos tendo em conta critérios de inovação, originalidade e praticidade da ideia, envolvimento da comunidade e parcerias criadas, pela contribuição para o alcance dos 17 objectivos do desenvolvimento sustentável, pela organização e apresentação do stand e pela qualidade de apresentação do Projeto.
Emílio Torrão saudou, entre outros intervenientes no evento, os agrupamentos, os professores e os alunos. Destacou o empenho dos professores responsáveis pela orientação dos projetos, agradeceu a Pedro Santana Lopes o facto de ter proporcionado um espaço para o evento e destacou o quanto a “Figueira da Foz sabe receber bem”.
No total apresentaram-se publicamente 19 projectos, 9 de alunos do 2ºCEB e 10 do 3º CEB.

O júri escolheu como vencedores do 2º CEB:
1.º prémio: «Mor&Light» - Município de Mortágua
2.º prémio: «O paladar está no olhar» - Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra
3.º prémio: «Sal&Córnias» - Município da Figueira da Foz
Stand mais original: «O paladar está no olhar» - Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra
Stand mais ecológico: «Sacos da Gândara» - Município de Mira
Stand mais social: «SolEcoNecas» - Município de Vila Nova de Poiares

Já do 3º CEB
1.º prémio: «6R′s» - Município de Oliveira do Hospital
2.º prémio: «U.R.R.A - Usa, Reutiliza, Recicla e Ajuda» - Município de Mortágua
3.º prémio: «Eco Wood» - Município de Góis
Stand mais original: «Arte de Rochas» - Município de Cantanhede
Stand mais ecológico: «Blue Golden Energy» - Município da Figueira da Foz
Stand mais social: «U.A.U - Usa, Ajuda, Usufrui» - Município de Mortágua

A Expo-Intermunicipal «Artes e Ofícios, Missão CIM-RC» é uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e dinamizada pela GesEntrepreneur, que visa a dinamização de acções que promovam iniciativas empreendedoras, através da criação de uma ideia inovadora, fomentando a criatividade e capacidade de resolução de problemas dos mais jovens, numa vertente ambientalmente sustentável. Encontra-se enquadrada no Programa Realiza.te, no âmbito do projecto «Imagine.Create. Succeed – o Futuro é Teu». (mais fotos aqui).

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL