Balanço da primeira semana de aulas na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado

De 18 a 22 de maio de 2020 decorreu na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, a primeira semana de aulas presenciais, dirigidas aos alunos do 11º e 12º ano, tendo os alunos do 11º ano frequentado as disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química A, Filosofia, Inglês, Francês, Matemática aplicada às Ciências Sociais, Literatura Portuguesa, Geografia A e Geometria Descritiva, enquanto os alunos do 12º ano frequentaram as disciplinas de Português, Matemática A e História A. A carga horária semanal de cada disciplina foi quase sempre de 100%, desenvolvendo e potenciando as aprendizagens de cada discente.
As aulas foram disseminadas ao longo de toda a semana, entre as 8h30 de segunda-feira e as 17h00 de sexta-feira, envolvendo um total de 142 alunos, sendo que, em simultâneo, nunca estiveram na escola mais do que 55 alunos (uma ou duas turmas), oscilando este número entre 21 e 55 alunos. Deste modo, quase não se notava a presença dos alunos.
Os alunos do 11º ano tiveram aulas em duas manhãs e duas tardes (quatro períodos) e os do 12º ano numa manhã e numa tarde (dois períodos). Diariamente, o número total de alunos presentes na escola oscilou entre 97 e 67, repartidos, sempre, entre a manhã e a tarde.
Estiveram envolvidos 29 professores, apoiados por todos os assistentes operacionais e assistentes técnicos.
Alguns alunos optaram por não frequentar as aulas presenciais (situação prevista pelo Ministério da Educação, sendo as faltas justificadas).
Em geral, no 11º ano compareceram cerca de 71% dos alunos, sendo que numa das turmas a assiduidade atingiu os 85,2%. Em relação ao 12º ano, a assiduidade, em média, foi de 85,1%, sendo que numa das turmas atingiu os 95,7%.
O refeitório está ao serviço dos alunos, sendo que, neste semana, apenas um aluno solicitou o almoço. Os transportes escolares estão a ser assegurados pela Câmara Municipal, tendo o sistema sido aperfeiçoado nos primeiros dias.
“O balanço desta primeira semana é extremamente positivo, sendo de realçar o esforço e a dedicação de todos os envolvidos", refere Pedro Mota Curto, director do agrupamento escolar, salientando "a postura, deveras responsável, manifestada pelos alunos”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL