Casa da Criança S. Julião celebrou Dia Nacional do Mar

As crianças da Casa da Criança S. Julião, na Figueira da Foz, comemoraram o Dia Nacional do Mar com a pintura de um sumidouro, uma iniciativa que aconteceu hoje de manhã e que contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

A Casa da Criança S. Julião, pertencente à Fundação Bissaya Barreto, recebeu em 2019 o galardão «Escola Azul», no seguimento de uma candidatura ao programa educativo do Ministério do Mar.
Na altura a responsável pela Casa, Conceição Baptista, disse ser “um orgulho fazer parte deste programa e ver reconhecido o trabalho realizado na Casa da Criança S. Julião, em prol de uma maior literacia do oceano, contribuindo para uma sociedade mais azul”.
A iniciativa de hoje insere-se no plano de actividades no âmbito deste programa e conforme disse ao Figueira Na Hora Conceição Baptista, “o cuidado com as nossas crianças é sempre uma prioridade, pelo que cumpriram-se todas as regras de segurança e distanciamento”, face ao actual momento pandémico que se vive.

Recorde-se que em fevereiro deste ano o auditório João César Monteiro, no Centro de Artes e Espectáculos, recebeu a reunião regional para as Escolas Azuis da Região Centro.
O programa (Escola Azul) é um estímulo absolutamente nevrálgico naquilo que podemos designar como um dos maiores desafios da rentabilização do mar – um valor competitivo, quer seja para municípios que têm o mar à beira, quer seja para os que estão a ser sensibilizados para a importância do mar numa nova perspectiva de desenvolvimento”, salientou então o vereador da Educação, Nuno Gonçalves.
Temos uma política e filosofia do plano educativo local, e estamos a construir esse programa para criar matéria local nos programas oficiais, para implementar no próximo ano lectivo”, enfatizou Nuno Gonçalves, que deu também enfoque ao trabalho de proximidade com as escolas, que tem vindo a ser realizado pelo Núcleo Museológico do Mar e também pelo Marefoz e o SER-Mar, que “falam de temas complexos de forma muito próxima”.
Integram a Escola Azul os Agrupamentos de Escolas do Paião e Zona Urbana, 3 escolas do 1º CEB (Regalheiras, Paião, Abadias) e a Casa da Criança de São Julião.

Este programa nacional distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, sector do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel activo na educação marinha.
Procura-se estimular as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros.
O programa Escola Azul integra acções de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às escolas azuis.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL