Contra a infoexclusão na educação: «Student Keep» já entregou mais de mil computadores

Rui Nuno Castro, co-fundador do Student Keep

Rui Nuno Castro, co-fundador do Student Keep

O projecto «Student Keep» já entregou mais de mil computadores dos cerca de 2.000 angariados/ofertados por particulares, empresas e instituições.
Como forma de combater o actual surto de COVID-19 em Portugal todas as escolas foram obrigadas a suspender as suas actividades lectivas presenciais, obrigando professores e alunos a adaptar-se a um ensino à distância. No entanto, nem todos os alunos têm acesso a internet ou a um computador para acompanhar as actividades propostas pelos professores.
O projecto Student Keep pretende solucionar este problema, através de um sistema de apadrinhamento no combate à infoexclusão na educação. A acção do projecto consiste na angariação de equipamento informático e posterior doação a alunos sem acesso a computador. Para tal, são identificados «Keepers» (padrinhos) que podem ser pessoas individuais ou colectivas, disponíveis para doar equipamento informático. A entrega do material angariado é feita em articulação com o Ministério da Educação através de Agrupamentos Escolares.

O apoio do Web Summit

A pertinência e indiscutível mais-valia do Student Keep tem captado as atenções a nível nacional. Exemplo disso mesmo, a Web Summit juntou-se ao leque dos principais parceiros do Student Keep. Entre eles, a Fundação Calouste Gulbenkian, EDP, Santander, Fundação Vasco Vieira de Almeida ou mesmo Fundação Benfica. E por falar em clube desportivo, refira-se que o futebolista Seferovic (Sport Lisboa e Benfica), também doou diversos equipamentos.

É fácil apoiar quem menos tem

Rui Nuno Castro é o co-fundador do Student Keep, intimamente ligado ao projecto do movimento #tech4COVID19. Com «quartel-general» em Coimbra, rapidamente o Student Keep chegou a todo o país, uma realidade derivada do esforço de uma bolsa de voluntários, especialmente profissionais com conhecimentos em IT, configuração de PC, manutenção de equipamento e apoio técnico remoto.
Os interessados em juntar-se a este movimento solidário poderão fazer o registo na plataforma #tech4COVID19 e aderir ao #project_student_keep ou preencher um formulário aqui.
Quem quiser ainda doar «aquele» equipamento que já não é ligado há muito tempo, que está arrumado numa gaveta ou na garagem e esquecido num qualquer canto, precisa apenas de aceder ao site do projecto (aqui), dar a conhecer a sua intenção e responder a algumas questões para avaliação do equipamento. Poderá ainda acompanhar a evolução do projecto através do Facebook do Student Keep aqui

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL