COVID-19: Evolução nas seis escolas do Agrupamento Figueira Mar

Pedro Mota Curto, director do Agrupamento Figueira Mar, traça a evolução da crise pandémica nas seis escolas que dirige.
De 17 de setembro a 3 de dezembro, há a registar um total de 24 casos positivos num universo de 1.510 pessoas, sendo que quase todos já regressaram às escolas do Agrupamento (do pré-escolar ao ensino secundário).

(…)
- Em setembro nenhum aluno, professor ou funcionário do Agrupamento testou positivo.
- Em outubro, dois alunos da Escola Infante D. Pedro testaram positivo, sendo um do 5.º ano e outro do 7.º ano. Turmas cumpriram 14 dias de isolamento profiláctico. Depois, regressaram à escola.
- No dia 3 de novembro, um professor da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado acusou positivo no teste Covid, tendo ficado em isolamento profiláctico.
- No dia 4 de novembro, um aluno do 11.º ano (CCH) da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado testou positivo. Turma ficou em isolamento profiláctico durante 14 dias.
- No dia 4 de novembro, um aluno do 1.º ano, da Escola do Castelo, testou positivo. Turma ficou em isolamento profiláctico durante 14 dias.
- Os Serviços Administrativos, desde o dia 5 de novembro de 2020, alteraram o seu horário de atendimento presencial ao público: das 9h30min às 11h e das 14h às 15h30min, sendo privilegiado o atendimento por meios electrónicos. Assistentes técnicos com horários desfasados e alguns em teletrabalho.
- No dia 7 de novembro, uma assistente operacional da Escola Infante D. Pedro testou positivo, tendo ficado em isolamento profiláctico.
- No dia 8 de novembro, um aluno (12.ºano - CCH) da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado testou positivo, tendo ficado em isolamento profiláctico.
- Por precaução, algumas turmas, alunos, professores e funcionários, do Agrupamento, estiveram alguns dias em isolamento profiláctico. Cada caso é um caso. Urge prevenir.
- Os contactos com o delegado de Saúde têm sido quase diários.
- No dia 10 de novembro, um aluno do 11.º ano (CCH), da Escola Bernardino Machado, testou positivo. Há sete dias que já não vinha à escola. Ficou em isolamento profiláctico.
- No dia 11 de novembro, um aluno do 9.º ano (Escola Infante D. Pedro) testou positivo. Turma em isolamento profiláctico (14 dias).
- No dia 11 de novembro, um aluno do 10.º ano da Escola Bernardino Machado (10.º ano/Cursos Profissionais) testou positivo. O aluno, por precaução, já estava em casa há 12 dias.
- No dia 12 de novembro, uma assistente operacional do Jardim de Infância de Buarcos testou positivo. Assistente operacional e turma em isolamento profiláctico, durante 14 dias assim como uma segunda assistente operacional.
- No dia 13 de novembro, um aluno do 7.º ano, da Escola Bernardino Machado testou positivo. Já há 7 dias que não vinha à escola. Turma ficou em isolamento profiláctico.
- No dia 13 de novembro, um aluno do 12º ano (CCH), da Escola Bernardino Machado, testou positivo. Turma foi 14 dias para isolamento profiláctico.
- No dia 17 de novembro, um aluno do 4º ano da Escola do Serrado testou positivo. Turma em isolamento profiláctico até dia 30 de novembro.
- No dia 18 de novembro, um aluno do 9º ano, da Escola Infante D. Pedro, testou positivo. Turma já estava em casa, de prevenção, há 5 dias. Toda a turma em isolamento profiláctico até ao dia 27 de novembro.
- No dia 18 de novembro, um aluno do 7º ano, da Escola Infante D. Pedro, testou positivo. Turma já estava em casa, de prevenção, há 5 dias. Turma em isolamento profiláctico até ao dia 27 de novembro.
- No dia 18 de novembro, um aluno do 2º ano, da Escola Infante D. Pedro, testou positivo. A turma já estava em casa, de prevenção, há 5 dias. Turma em isolamento profiláctico até ao dia 27 de novembro.
- No dia 21 de novembro, uma assistente operacional da Escola Infante D. Pedro testou positivo, entrando em isolamento profiláctico. A colega, assistente operacional, ficou igualmente em isolamento profiláctico, por prevenção. Ambas, já estavam em casa, há três dias, por prevenção, assim como os alunos com quem tinham estado mais em proximidade. Todos ficaram em isolamento profiláctico.
- No dia 22 de novembro, um aluno do 2º ano, da Escola do Serrado, testou positivo. Toda a turma em isolamento profiláctico até dia 2 de dezembro.
- No dia 23 de novembro, um aluno do 10º ano, da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Cursos Profissionais), testou positivo. Já estava em casa há 11 dias, por prevenção.
- No dia 24 de novembro, um aluno da Escola do Castelo (1º ano) testou positivo. Ele e a turma ficam em isolamento profiláctico de 25 de novembro a 8 de dezembro, assim como os seus dois irmãos (1 do 5º ano da IDP e outro do 10º ano (CCH) da BM).
- No dia 26 de novembro, um aluno do 10º ano (Cursos profissionais), da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado testou positivo.
- No dia 26 de novembro, um aluno do 6º ano, da Escola Infante D. Pedro, testou positivo. Fica em isolamento profiláctico, de 27 de novembro a 10 de dezembro, assim como a turma.
- No dia 30 de novembro, um aluno do 10º ano (CCH) da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, testou positivo. Ficará em isolamento profiláctico até dia 10 de dezembro. Já estava em casa desde o dia 24 de novembro.

Esta é a relação dos alunos, professores e funcionários que testaram positivo, desde o dia 17 de setembro até ao dia 3 de dezembro de 2020.
De referir que, em geral, os contágios aparentam ter ocorrido no meio familiar ou junto da comunidade (amigos, festas, actividades desportivas, viagens, local de trabalho, etc.).
- Total de casos positivos nas seis escolas do Agrupamento (do pré-escolar ao ensino secundário), desde o dia 17 de setembro até ao dia 3 de dezembro de 2020 (total de 24 casos positivos num universo de 1510 pessoas, o que equivale a 1,6% do total, sendo que quase todos já regressaram às escolas):
- Centro Escolar de Vila Verde (pré-escolar e 1º ciclo) – (zero casos positivos).
- Jardim de Infância de Buarcos (1 assistente operacional).
- Escola do Castelo (2 alunos).
- Escola do Serrado (2 alunos).
- Escola Infante D. Pedro (7 alunos no total, sendo 1 do 1º ciclo).
- Escola Infante D. Pedro (2 assistentes operacionais).
- Escola Bernardino Machado (9 alunos).
- Escola Bernardino Machado (1 professor).

Hoje, 3 de dezembro, encontram-se em isolamento profiláctico, em casa, por prevenção, um total de 2 turmas do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, o que equivale a 2,86% de um total de 70 turmas:
- Escola Infante D. Pedro (1 turma).
- Escola do Castelo (1 turma).

Acresce referir que, se na época de Natal e Ano Novo, a população não mantiver uma prevenção bastante rigorosa, continuando a respeitar escrupulosamente as normas de segurança, sobejamente divulgadas, nos meses de janeiro e de fevereiro de 2021 haverá uma forte probabilidade de um grande aumento do número de casos positivos”.
(…)

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL