Escolas do 1º CEB recebem unidade móvel de sensibilização ambiental «ZOOURBANIDADE»

A mais recente unidade móvel de sensibilização da SUMA, a ZOOURBANIDADE, encontra-se a visitar 27 escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Figueira da Foz.
As visitas realizam-se até dia 2 de dezembro e são dirigidas aos alunos do 3º e 4º anos.
“Constituindo-se a educação e sensibilização ambiental como uma prioridade para a formação de gerações mais exigentes e responsáveis, no que à cidadania e urbanidade diz respeito, esta acção surge no âmbito da parceria entre o município e a empresa, que conta já perto de 14 anos”, explica a autarquia figueirense.
Esta viatura de grandes dimensões inspirada no reino animal explora, através de metáforas associadas aos comportamentos da «bicharada», conteúdos de educação ambiental. Visa alertar para a exigência de urbanidade na utilização dos espaços e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.
É constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório, uma zona multimédia e uma zona sensorial. Há também uma bancada da cidadania, onde as crianças poderão recomendar propostas de acção ao ministro do Ambiente.
As regras de acondicionamento e deposição de resíduos em contexto doméstico, a redução da sua produção através de um consumo sustentável, as vantagens individuais associadas, bem como o controlo e rectificação do comportamento dos pares por via de pressão e exclusão social, são algumas das temáticas abordadas que almejam a rectificação de comportamentos negligentes e pretendem cultivar um perfil de cidadania ativa no público-alvo.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL