Restrições ao uso dos telemóveis no Agrupamento de Escolas Figueira Mar

A partir do dia 6 de janeiro de 2025, início do 2º período, as crianças dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Figueira Mar estão proibidas de levar o telemóvel para a escola; os alunos dos 2º e 3º ciclo não devem levar o telemóvel para a escola e os alunos do ensino secundário não podem utilizar o telemóvel no bar, nem no refeitório nem na Biblioteca.

O Conselho Pedagógico e o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, “após alguns meses de reflexão e escutando igualmente a opinião de todos os alunos do ensino secundário”, decidiram assim tomar estas medidas respeitantes ao uso dos telemóveis em contexto escolar num documento que se transcreve.

(…)
«« Desde o início do presente ano letivo (2024/2025) que o Agrupamento de Escolas Figueira Mar tem analisado o problema do tempo excessivo de exposição dos alunos aos écrans, sobretudo em relação aos smartphones, com todos os prejuízos daí resultantes para a saúde mental e física dos alunos.
Esta dependência em relação aos telemóveis afeta gravemente o normal desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, originando um desenvolvimento cerebral completamente diferente e muito mais restritivo, inibidor e ineficiente, sendo que a maior parte deste desenvolvimento é processado até aos 15 anos de idade.
Neste momento, por todo o mundo, assistimos a uma quase epidemia de problemas de saúde mental nos períodos da puberdade e da adolescência, e até em alguns adultos, com especial referência para a ansiedade e depressão.
Crescer em permanente contacto com o mundo virtual está a originar seres humanos diferentes dos que cresceram em contacto com o mundo real, em interações humanas, sociais, relacionais.
Alguns países começam já a adotar algumas medidas que procuram corrigir os efeitos nefastos deste excesso de exposição aos écrans, sobretudo em relação aos smartphones, massificados desde há mais de dez anos.
A Austrália vai proibir o acesso às redes sociais aos jovens com idade inferior a 15 anos. França e Alemanha vão proibir a utilização de telemóveis nas escolas, aos alunos com idade inferior a 15 anos. Os países escandinavos recuaram na opção pelos manuais digitais e vão voltar a utilizar manuais escolares em papel.
Assim, o Conselho Pedagógico e o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, após alguns meses de reflexão e escutando igualmente a opinião de todos os alunos do ensino secundário, decidiram que a partir do dia 6 de janeiro de 2025, início do 2º período, as crianças dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º ciclo, estão proibidas de levar o telemóvel para a escola, os alunos dos 2º e 3º ciclo, não devem levar o telemóvel para a escola, mas não é proibido, só que não o podem ligar nem utilizar, podendo estar na mochila mas sempre desligado. Os alunos do ensino secundário não podem utilizar o telemóvel no bar, nem no refeitório nem na Biblioteca, devendo fazer sempre um uso moderado e silencioso, para bem da sua saúde física e mental.
O Agrupamento de Escolas Figueira Mar, inicia deste a modo a sua contribuição para que as suas crianças e jovens possam usufruir de um crescimento mais saudável, apelando às famílias para que, fora da escola, procurem igualmente limitar o tempo familiar de exposição aos écrans, privilegiando o convívio e o relacionamento humano.
O AEFM recomenda a leitura de dois livros, que estão a ser um sucesso de vendas a nível internacional: Desmurget, Michel, A Fábrica de Cretinos Digitais – os perigos dos écrans para os nossos filhos, Editora Contraponto, Lisboa, 2021; Haidt, Jonathan, A Geração Ansiosa – como a reconfiguração da infância está a provocar uma epidemia de doença mental, Editora D. Quixote, Lisboa, 2024.»»
(…)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL