Semana UBUNTU no Agrupamento de Escolas Figueira Mar

Entre os dias 24 e 28 de outubro, no Quartel da Imagem, uma equipa de professores do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, acompanhada por duas técnicas do Instituto Padre António Vieira, desenvolveu um conjunto de dinâmicas sociais junto de 19 alunos do 8.º ano da Escola Infante D. Pedro.
Esta imersão foi feita paulatinamente através de uma viagem entre as múltiplas inteligências emocionais que constituem o alicerce para o processo de mudança educacional e os cinco pilares que sustentam a filosofia Ubuntu: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço.
O primeiro dia foi norteado para aprender a liderar como Mandela, convidando-os a seguir o seu exemplo e apropriarem-se das características da sua acção no mundo.
No segundo dia construíram-se as pontes para dentro do centro afectivo de cada um, refletindo sobre a necessidade premente de as construir diariamente em acções individuais que necessariamente contribuem para um mundo melhor. A equipa convidou Carla Mendes para falar sobre a sua experiência enquanto assistente social. 
O terceiro dia teve a visita de Tânia Muxima. "O nome Tânia Muxima pode parecer desconhecido para muitos, mas trata-se de um dos membros da resiliente comunidade de bodyboard figueirense. Actualmente mais afastada da cena do boogie, há vários anos que Tânia adotou a bicicleta como a sua nova ferramenta de aventuras. Depois de ter cruzado (a pedalar) África, América do Sul e países como Cazaquistão, Quirguistão, Nepal, Sumatra, Tailândia, Malásia e Irão, entre outros, eis que foi a vez de cruzar Portugal pela primeira vez – o ponto mais a Norte, a Sul, a Este e a Oeste, o ponto mais alto e o mais central. Foram 1420 quilómetros durante 16 dias, que nem temporais nem fortes chuvadas demoveram". Vencer obstáculos é o dia a dia de Tânia Muxima que, nesta semana Ubuntu, deu a conhecer, aos alunos, a sua experiência de vida.
O quarto dia foi palco para experienciar o verdadeiro significado de «Vidas Ubuntu», aprendendo que a superação e a ressignificação são o caminho para todas as histórias e são elas que vão construindo a identidade humana plena de sentido.
O último dia foi profícuo na arte de sonhar e de materializar sonhos, uma vez que a imaginação e a sua acção são a antecâmara de todo o conhecimento.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL