Testes à Covid-19 nas escolas para o ano lectivo 2021/2022

Face ao parecer da Direcção-Geral da Saúde (DGS), emitido ontem (quinta-feira dia 26) para a realização de um rastreio à Covid-19 dirigido à comunidade escolar, no início do ano lectivo 2021/2022, o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) irá operacionalizar a medida em conformidade com as indicações dadas pela autoridade nacional de saúde.

Assim, o pessoal docente e não docente de todos os anos de escolaridade (do pré-escolar ao 12.º ano), bem como os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário, independentemente do seu estado vacinal, será testado, sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar, segundo o parecer da DGS.

“O sucesso da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 - que secundou a já existente evidência científica de que os casos em contexto escolar de infecção, e mesmo de surtos, estão correlacionados com a incidência da infecção na comunidade, designadamente através de contágios que ocorrem fora da escola - justificam a realização destes testes rápidos de antigénio, para a proteção da Saúde Pública na comunidade escolar”, adianta o Governo.

O processo de testagem, tal como aconteceu no ano lectivo passado, irá decorrer de forma faseada, atendendo à capacidade de testagem existente no país, começando pelo pessoal docente e não docente, seguindo-se os alunos do ensino secundário e os do 3.º ciclo. Não obstante a possibilidade de ajustes, o calendário indicativo será:

Fase 1 – Pessoal Docente e Não Docente – 6 a 17 de setembro

Fase 2 – Alunos do ensino secundário – 20 de setembro a 1 de outubro

Fase 3 – Alunos do 3.º ciclo – 4 a 15 de outubro.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL