Universidade de Coimbra lança prémio de incentivo à inovação em homenagem a Joaquim Norberto Pires

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar o Prémio Inovação J. Norberto Pires, em homenagem ao professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que faleceu em agosto de 2021. As candidaturas prolongam-se até ao dia 30 de setembro.
 
O galardão pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade. O projecto escolhido pelo júri vai receber 6.000 euros; ou 3.000 euros, caso sejam duas as propostas vencedoras.
 
Para o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o Prémio Inovação J. Norberto Pires «é uma merecida homenagem a alguém que nos deixou demasiado cedo e cujo trabalho na área da inovação merece o devido reconhecimento, o mesmo se podendo dizer do seu empenho e dedicação à UC ao longo da sua prestigiada carreira académica».
 
O Prémio foi proposto pelo conselho geral da Universidade de Coimbra, órgão que Joaquim Norberto Pires integrava, sendo coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade. Nas palavras da presidente do conselho geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, a proposta de criação deste galardão nasceu para, em simultâneo, «reconhecer e distinguir iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade e homenagear o conselheiro Norberto Pires, que, tendo partido cedo demais, viveu, no entanto, o suficiente para deixar uma marca muito forte na inovação na Universidade de Coimbra». 
 
Podem concorrer ao Prémio iniciativas ou projectos de inovação de diversas áreas, nomeadamente científica, cultural, artística, empresarial, social, financeira, de gestão, de governação, de organização interna ou ideias de negócio, excluindo a vertente pedagógica. A candidatura pode ser apresentada a título individual ou em equipa (com, no máximo, três pessoas).
 
A cerimónia de entrega do Prémio Inovação J. Norberto Pires vai decorrer no dia 9 de novembro de 2022, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Fotografia: © UC | Cristina Pinto

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL