ACIFF anuncia novas medidas de apoio ao tecido empresarial

Nuno Lopes, presidente da direcção da ACIFF

Nuno Lopes, presidente da direcção da ACIFF

A Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz avança com mais uma iniciativa para a promoção do comércio local. “Esta semana estabelecemos parceria com o meuMenu e os Táxis Morgado para a realização da actividade de estafeta ao serviço do comércio e comunidade local. Esta acção permite apoiar o nosso tecido empresarial, sem comprometer o isolamento social tão necessário no combate à pandemia do covid19” explica Nuno Lopes
Segundo o presidente da associação, “a ACIFF deve ter um papel activo nesta fase crítica e para o efeito, sob o lema «Nós continuamos aqui por si!», tem desenvolvido várias actividades, seguindo uma estratégia que visa proporcionar condições técnicas e logísticas para a realização de e-commerce na nossa cidade, minimizando o impacto financeiro deste isolamento social”.
As actividades vão desde o acesso à informação das medidas de apoio, até à criação de um directório na web, serviço de recolha e entrega ao domicílio, concluída com um programa para o Comércio Digital:

• Monitorização permanentemente de todas as medidas disponibilizadas pelo Governo de apoio às empresas e manutenção dos postos de trabalho. Essa informação depois de recolhida e analisada, é enviada aos sócios, para que possam escolher as que melhor se adequam à sua área de negócio. Apoio ainda os associados na apresentação de candidaturas às linhas de apoio disponíveis.

• Estabelecimento de uma parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, cooperando com os quadros técnicos da ACIFF e da IEFF no atendimento telefónico de apoio a empresários e trabalhadores.

• Aposta no oby através da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal) para que por intermédio do seu presidente, João Vieira Lopes, haja um interlocutor nas negociações com o Governo, solicitando novas medidas de apoio que contemplem entre outras, os sócios gerentes e a moratória ao arrendamento comercial.

• Com o objectivo de se conseguir realizar algo com efeito prático na tesouraria das empresas, foi criado o diretório FigueiraOn, onde a comunidade tem acesso aos restaurantes que trabalham em take away na cidade da Figueira da Foz e a outras empresas de diversas áreas que podem ser úteis para quem está em casa. Para estabelecer este intercâmbio, é apresentada agora a solução para a recolha e entrega das refeições e/ou de outros artigos ao domicílio, permitindo deste modo, manter a actividade dos táxis e de outros negócios sem comprometer o isolamento social.

• Na defesa das necessidades do presente, mas também a pensar no futuro, a ACIFF é parceira de uma iniciativa da ACEPI (Associação Economia Digital) no programa Comércio Digital. Este programa é mais um passo para a construção de uma plataforma digital para que o e-commerce na Figueira da Foz seja uma realidade.

• Disponibilização ainda esta semana um questionário on-line para entendimento da real situação das empresas locais à data e auscultação das suas necessidades. Essas informações recolhidas, servirão de base a acções futuras.

No que diz respeito ao combate directo à Covid19 – prossegue Nuno Lopes – “realçamos o espírito altruísta dos nossos empresários, que dos mais variados sectores têm apoiado o Hospital Distrital da Figueira da Foz, a ADC (instalada no quartel da GNR), IPSS, entre outras. O apoio vai desde produtos alimentares e de higiene, a viseiras de protecção individual, equipamentos de radiologia digital, chegando inclusive à aquisição de ventiladores. Isto mostra a força do tecido empresarial do nosso concelho e o seu sentido de missão”.
A terminar, o presidente da ACIFF deixa uma mensagem: “quero ainda deixar uma nota de agradecimento aos gabinetes de contabilidade, pela importância que estes profissionais têm demonstrado na consultoria às empresas e no preenchimento dos formulários necessários para o acesso às medidas de apoio disponibilizadas pelo Governo, numa altura em que as regras estão em constante actualização.
A situação é complexa, mas com tolerância e trabalho vamos conseguir ultrapassar estas dificuldades”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL