Casa Marquinhas: de taberna a Rainha das Enguias

A Casa Marquinhas, situada nos Armazéns de Lavos, acompanha uma tradição e uma actividade económica que datam de finais do século XVIII. Foi em 1798 que se concluíram as obras do edifício que então, à época, servia de casa familiar, mas também taberna e mercearia.
Em 1918 os padrinhos dos avós de Maria de Jesus Rola Santiago compram o edifício e iniciam uma dinastia familiar nesta casa até à presente data. Volvida uma década, os pais de Maria de Jesus Rola Santiago, João Santiago e Maria Rola, adquirem o edifício.
Em 1957 Maria de Jesus Rola Santiago assume a gerência durante 29 anos e dá a conhecer, ainda mais, as iguarias confeccionadas nesta casa. Durante este período a casa começa a receber distinções gastronómicas que distinguem o bom trabalho da sua gerente e proprietária.
De 1986 a 1991 teve gerência de Hermínia Reveles e de 1991 a 1992, de D. Cristina Lérias.
Em 1992, Madalena Leandro assume a gerência desta casa, até aos dias de hoje. Com a sua determinação e espírito de trabalho fez deste restaurante na freguesia de Lavos uma referência gastronómica pela qualidade, sabor e tradição da sua ementa.

«Rainha das Enguias»

É graças ao casamento perfeito entre a qualidade do produto e à mestria da confecção, que as iguarias que sobem à mesa da «Casa Marquinhas» valeram uma coroação gastronómica, a de «Rainha das Enguias».
É neste ambiente acolhedor que se pode saborear, por exemplo, enguias fritas ou de caldeirada, ensopado, saborear um dos peixes da costa ou mesmo degustar uma espetada de carne, de lulas ou mista. Ou seja, momentos de convívio para todos os gostos que podem ser experimentados – e repetidos! – ou nas duas salas interiores decoradas com motivos da sociabilidade dos Armazéns de Lavos ou em qualquer uma das duas esplanadas neste corredor salineiro.
Resta dizer que a «Rainha das Enguias» festejou, no passado dia 31 de agosto, o seu 28.º aniversário. Fica então o convite a uma visita a esta ronda de sabores únicos e afamados.
Informações e reservas no site ou telefone 233 946 399.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL