Comunicações: Simulador ComparaJá.pt estuda hábitos dos figueirenses

No momento de aderir a um serviço de telecomunicações, 54% dos habitantes do concelho da Figueira da Foz opta pela modalidade mais completa (o 5P). Tanto no distrito de Coimbra como no território nacional, esta tipologia não tem tanta representatividade (16% e 15%, respectivamente). Estas são algumas das conclusões do estudo realizado pelo simulador ComparaJá.pt aos utilizadores de TV NET VOZ.
Quer seja em Coimbra quer em Portugal, a modalidade mais procurada é a 4P, que apenas exclui internet móvel (com 39% e 40% das subscrições). A semelhança entre concelho, distrito e país verifica-se na reduzida adesão à tipologia mais simples, o 2P (5% de contratações na Figueira da Foz e 9% em Coimbra e em Portugal). Para consultar a plataforma, clicar aqui.

Figueira da Foz em linha com o seu distrito no que diz respeito à televisão
Relativamente à inclusão da televisão a um serviço de telecomunicações, são tantos os figueirenses como os habitantes do distrito de Coimbra que dizem não precisar desta funcionalidade (31%). Já a nível nacional, esta desvalorização não é tão acentuada (30%).
Por outro lado, quer no concelho da Figueira da Foz quer no distrito de Coimbra, apenas 11% dos seus habitantes afirmam que a “caixa mágica” tem uma importância elevada, ao passo que a nível nacional, esta funcionalidade tem mais adeptos (12%).

Internet tem menos relevância para os figueirenses
No que diz respeito à internet, apenas 28% dos residentes no município da Figueira da Foz dizem que esta funcionalidade é essencial no momento de aderir a um pacote de telecomunicações. Tanto a nível distrital como nacional, a internet ganha maior interesse (31% e 32%, respectivamente).
Esta tendência de menor interesse dos figueirenses pela internet também se verifica quando analisamos o sentido oposto do gráfico anterior. Enquanto 38% dos habitantes da Figueira da Foz diz que a internet tem pouca relevância, esta consideração não tem tanta expressividade tanto no distrito de Coimbra (37%) como em Portugal (36%).

72% da Figueira da Foz não precisa de telefone fixo em casa
De acordo com os dados do ComparaJá.pt, 72% dos figueirenses não utilizam o telefone fixo. Apesar desta funcionalidade não ter tanta preponderância nas três localidades em análise, são menos os habitantes no distrito de Coimbra e de Portugal que descartam a sua utilização (66% e 65%, respectivamente).
No entanto, quando se observa a parcela azul do gráfico anterior, é no distrito de Coimbra que esta funcionalidade adquire mais adeptos (10%). Por outro lado, são tantos os habitantes da Figueira da Foz como os de Portugal que atribuem ao telefone fixo uma importância “alta” (9%).

NOS é a campeã na Figueira da Foz
Na hora de contratar uma operadora de telecomunicações, 49% dos figueirenses opta pela NOS. Já no distrito de Coimbra e em Portugal é a MEO que adquire a «medalha de ouro», com 51% e 38% de subscrições, respectivamente. No concelho da Figueira da Foz, a MEO não vai além de 31% de adeptos.
No terceiro e último lugar do pódio fica a Vodafone, com 18% das preferências na Figueira da Foz, 19% no distrito de Coimbra e 23% em Portugal. Por fim, e talvez justificada pela reduzida cobertura ao longo do território nacional, aparece a NOWO, com apenas 2% de subscrições no concelho em análise, 5% no distrito e 6% no país.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL