Resultado líquido positivo da empresa superior a 1,2 milhões de euros permite reinvestimento na melhoria do serviço prestado pela empresa.
O relatório de gestão e contas da Docapesca – Portos e Lotas, S.A. referente ao exercício de 2024, foi aprovado em assembleia-geral com um resultado líquido positivo de 1.264.730 euros, superando as previsões iniciais. O Estado - acionista único da empresa - optou por não receber dividendos, o que irá permitir que este resultado seja reinvestido na melhoria do serviço prestado aos parceiros da empresa.
“Apesar da irregularidade das condições atmosféricas e da falta de disponibilidade de alguns recursos pesqueiros que condicionaram fortemente a atividade da pesca em segmentos específicos da frota”, a Docapesca “manteve um desempenho positivo, impulsionado pela valorização do preço médio nas lotas sob sua gestão e pela redução de custos operacionais. A otimização dos fornecimentos e serviços externos, aliada a uma maior eficiência organizacional, foram fatores determinantes para este resultado positivo”.
Apesar do impacto da lei de transferência de competências para os municípios, que levou a uma redução de 1,3 milhões de euros nos rendimentos da empresa, a Docapesca manteve o equilíbrio financeiro, sem endividamento. Desta forma, está assegurada a continuidade dos investimentos nos portos de pesca e lotas do continente, com apoio do programa operacional Mar 2030 e a garantia do pagamento diário ou semanal a armadores e pescadores pelo fruto do resultado da primeira venda do pescado, assim como o pagamento das suas contribuições para a Segurança Social, seguros profissionais e cativações para as respetivas associações e organizações de produtores.
Entre as atividades realizadas no ano transato, destaca-se o investimento na modernização e melhoria das condições de segurança de pessoas e bens nos portos e lotas, no montante de 4,2 milhões de euros; o reforço da segurança alimentar e ambiental, através da certificação de 15 lotas pela norma ISO22000 - que estabelece as melhores práticas internacionais no âmbito da segurança alimentar - e do primeiro porto de pesca (Peniche) pela norma ISO14001 - que reconhece a implementação das melhores práticas de gestão ambiental; a realização da 2ª fase da campanha de promoção do pescado nacional «Peixe Fresco Português, Nada Melhor» e da 4ª edição da Expo Fish Portugal, cumprindo continuou o seu desígnio de investir na valorização dos produtos do mar português a nível nacional e internacional; o alargamento dos portos de pesca abrangidos pelo programa de sensibilização ambiental «A Pesca por um Mar Sem Lixo»; e o reforço do compromisso social da Docapesca através do donativo de 9,6 toneladas de pescado através do projeto CCL Social.
Sobre a Docapesca
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do setor empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Pescas e pelo Ministério das Finanças, que tem a seu cargo, em Portugal continental, a gestão dos portos de pesca e a organização do serviço público de primeira venda de pescado, assim como atribuições de autoridade portuária nas áreas sob sua jurisdição, onde se incluem infraestruturas de apoio à náutica de recreio, estaleiros navais e outras atividades conexas ao setor da pesca profissional e da aquicultura.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL