Em reunião de Câmara a vice-presidente informou que em janeiro estavam inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (Figueira da Foz) 2.710 desempregados, “um número que se manteve mais ou menos estável em relação a dezembro 2020” e que “comparando com janeiro de 2020, há uma diferença de mais 566 desempregados”.
Segundo o site do IEFP (ver aqui), no concelho da Figueira da Foz, em janeiro passado, estavam registados 1.251 homens e 1.459. Deste total, 1.730 encontram-se inscritos há menos de um ano. 250 procuram o primeiro emprego e 2.460 um novo emprego.
Contudo, Ana Carvalho admite que este número pode não refletir a realidade do desemprego local tendo em conta que muitas pessoas não se encontram devidamente inscritas ou encontram-se fora do sistema. “O desemprego não aumentou drasticamente, mas esperemos que venha a baixar com abertura de restaurantes, hotelaria e comércio”, disse a vereadora.
53 empresas PME Líder
Na edição PME Líder 2020 foram reconhecidas 9.955 empresas “com elevados padrões competitivos”. Este universo empresarial aumentou substancialmente face ao ano anterior, verificando-se um acréscimo de 1.398 empresas.
No caso do concelho da Figueira da Foz, o guia regista 53 empresas PME Líder (consultar as empresas aqui).
“Este número, da Figueira da Foz, tem vindo a aumentar o que revela a qualidade das empresas cada vez mais robustas, é um indicador de que todos nos devemos orgulhar”, disse a vice-presidente explicando que estas 53 empresas PME líder traduzem um total de 2.064 postos de trabalho e um volume de negócios de 293.046.867 euros (em 2019).
200 mil € para o Fundo de Emergência Municipal
Ana Carvalho informou ainda que a nível local concorreram 124 empresas ao Fundo de Emergência Municipal criada pela autarquia figueirense.
“Vamos agora avaliar as candidaturas (que terminaram ontem) para que rapidamente os 200 mil € estejam nestas empresas”, revelou a autarca adiantando que ao apoio concorreram empresas e estabelecimentos variados como comércio, cafés, pastelarias, bares, alojamento locais, agência de viagens e salões de cabeleireiro, entre outros.
(Foto: Celso Silva/Digitart)
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL