Figueira Sabor a Mar visita produção da Irmãos Norinho

A Associação Figueira Sabor a Mar promoveu uma visita promocional às novas instalações de um dos seus patrocinadores, os Irmãos Norinho.
Com mais de seis décadas de existência, a empresa familiar Irmãos Norinho, cuja história começou no século passado (1960) com os pais Diamantino e Áurea Norinho, que vieram de Gondomar e antes de se instalar na Figueira da Foz, ainda passaram por Salvaterra de Magos. Alcácer do Sal e Mértola, sempre no ramo de compra e venda de enguias, lampreias e sável.
Na localidade da Costeira, freguesia de Alhadas, Diamantino Norinho encontrou na altura o terreno com as condições ideais para implementar as infra-estruturas adequadas à acção da empresa. À época, a comercialização centrava-se nas enguias bebés. Os rostos deste negócio familiar são, desde então, Jorge, pai de Rafael o «coração da empresa», e Vítor Norinho, responsável pelos números.
A enguia (adulta), a lampreia e o sável são os produtos-estrela da Irmãos Norinho, vendidos vivos, daí o cuidado extremo com a qualidade e sobretudo com a distribuição, sendo utilizada uma frota de veículos moderna com tanques de fibra feitos à medida em cada carrinha, equipada com turbaria dianteira de ar, garrafa com oxigénio e um motor extra para reciclagem de ar, para garantir a máxima qualidade das enguias aos clientes.
Continuando na senda do crescimento, em 2014 é criada a «Delícias do Mondego», marca própria da empresa que consiste em artigos preparados com os seus produtos (enguias, lampreias, mariscos, etc). A marca registada apresenta como iguarias prontas a comer enguias em molho de escabeche, ensopado de enguias, miolo de camarão picante e mexilhões em molho de escabeche, mas também camarões de todos os calibres, sapateira, búzios, vieiras, mexilhões, ameijoas, navalheiras e lavagantes. Também o bacalhau se encontra disponível em postas completa, económica, longa nobre, lombos e migas.
Com um avultado investimento em infra-estruturas que abriu portas a meio de 2023, dando trabalho a uma dezena de pessoas, a venda da enguia fresca amanhada ou a enguia fumada são novidade (são líderes de mercado na enguia) e apesar das dificuldades do produto, sobretudo na lampreia por razões climáticas, até abril esperam ter comercializado cerca de 20 mil lampreias.
Entretanto, a empresa alargou o leque de produtos comercializados, incluindo-se assim as carnes/porco preto, com destaque para os lagartos, tirinhas de porco preto, lagartixas, plumas legítimas, plumas do cachaço, secretos, entrecosto, abanicos, lombinhos, bochechas, costeletas, cachaço, picanhas, vazias e acém de novilho, entre outros também disponíveis.
Nas novas instalações representam também algumas marcas de vinho: casas da Bairrada, a adega S. Domingos e a reputada marca de vinhos do Douro e Dão, FTP vinhos.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL