Hospital da Luz oferece desfibrilhador à Académica Secção de Futebol

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) ofereceu à Associação Académica de Coimbra - Secção de Futebol (AAC-SF) um aparelho de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), equipamento decisivo no socorro de pessoas que entram em paragem cardiorrespiratória, pois permite restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco.
Estima-se que, a cada 90 segundos, uma pessoa entra em paragem cardiorrespiratória, o que constitui uma das principais causas de morte em todo o mundo. A realização de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) com recurso a DAE aumentam substancialmente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, se iniciadas nos primeiros minutos após a paragem cardíaca.
“É com satisfação que o Hospital da Luz Coimbra se associa, mais uma vez, ao Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que a AAC-SF Coimbra está a realizar, através da oferta deste DAE. Com o DAE, a AAC-SF Coimbra passa a garantir aos seus atletas uma abordagem imediata, fundamental, no caso da existência de alguma paragem cardiorrespiratória (que esperamos que nunca aconteça)", refere Pedro Beja Afonso, administrador do Hospital.
O Hospital da Luz Coimbra tem estabelecido, nos últimos anos, diversas parcerias com associações de modalidades desportivas na região, com o objetivo de incentivar a prática de desporto nas camadas mais jovens, promover um estilo de vida mais ativo e saudável e permitir o acesso a uma oferta diversificada e altamente especializada de serviços e profissionais de saúde. O Hospital tem disponível um Centro de Medicina Desportiva que, além da preparação dos atletas para a época desportiva, realiza o diagnóstico, o tratamento e o regresso à atividade após eventuais lesões.
A AAC- Secção de Futebol de Coimbra conta com 350 atletas masculinos e femininos no futebol, distribuídos por oito escalões que competem nos campeonatos distritais e nacionais da Associação de Futebol de Coimbra e Federação Portuguesa de Futebol, respetivamente.
Filipe Preces, presidente da direcção da AAC-Secção de Futebol, agradeceu a parceria e elogiou o Hospital da Luz pela sua permanente disponibilidade para auxiliar a sociedade civil na prestação e prevenção de cuidados médicos: "Trata-se de uma mais-valia para o clube, pois apesar de os DAE ainda não serem obrigatórios por lei em recintos desportivos com lotação inferior a 5 mil pessoas, consideramos que é um elemento muito importante para a segurança dos nossos atletas, treinadores e dirigentes e de todos aqueles que frequentam diariamente o nosso recinto”.

Foto: José Viterbo (coordenador técnico da AAC-SF), Pedro Beja Afonso (administrador do HLC) e Filipe Preces (presidente da direcção da AAC-Secção de Futebol)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL