Incubadora Mar&Indústria assinala 18º aniversário com uma taxa de ocupação actual de 100%

A sessão comemorativa que assinalou o 18.º aniversário da Incubadora Mar&Indústria, realizada na passada sexta-feira, dia 28 de junho, reuniu as startups da sua comunidade, empresas e parceiros locais para celebrar o impacto positivo e as conquistas alcançadas ao longo destes anos.
O evento decorreu no Auditório da Incubadora Mar&Indústria e contou com a presença de convidados que representaram diferentes fases e desafios do processo de empreendedorismo: Manuel Oliveira com a palestra «Empreendedorismo... Desafio ou inconsciência?», Célia Carrasqueiro com a palestra «O Empreendedor em mim» e o atleta paraolímpico de ciclismo, Telmo Pinão, com a palestra «À Conquista de um Sonho» e que  transmitiu à audiência a sua experiência de superação e da importância do foco para a concretização de objectivos com a presença dos terceiros Jogos Paraolímpicos da sua carreira.

“Queremos acrescentar valor ao tecido empresarial da nossa região” – Nuno Lopes

Desde a sua fundação, a Incubadora Mar&Indústria acompanhou um total de 84 projectos e startups, das quais 10 estão directamente ligadas à economia azul. Neste momento, e numa data tão significativa, a Incubadora acolheu 30 empresas nos vários regimes de incubação. A robustez do modelo de apoio é evidenciada pela elevada taxa de sobrevivência a um ano das empresas incubadas, que se situa nos 94%.
Cumprindo o seu principal desígnio, quatro startups incubadas pela IEFF já expandiram as suas operações para o Parque Industrial, empresas estas que contribuem significativamente para a economia local, com um volume de negócios conjunto de 56,7 milhões de euros em 2022. Estão actualmente duas startups no processo implantação no Parque Industrial da Figura da Foz.
Para Nuno Lopes, presidente da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, “Queremos acrescentar valor ao tecido empresarial da nossa região. É para nós fundamental valorizar a vantagem competitiva que a localização do nosso concelho detém, reforçado ainda com a plataforma multimodal criada pelo Porto, ferrovia e rede viária, e que nos permite um posicionamento estratégico para os novos projectos ligados ao mar que se avizinham, e que valida e reforça a aposta na especialização da incubadora na economia do mar e no potencial deste recurso natural que nos é tão próximo”.

“Um momento decisivo de aporte de inovação”

“A estreita colaboração e a partilha da mesma visão para a Região com várias instituições é essencial para a concretização deste nosso objectivo. A instalação do Campus da Universidade Coimbra na Figueira da Foz já se faz sentir. Está em crescendo a ligação ao tecido empresarial e uma efectiva transferência de conhecimento, bem como o surgimento de novos projectos e negócios. O início dos cursos de licenciaturas e mestrados em setembro terá mais um impacto positivo”.
“Acreditamos que estamos perante um momento decisivo de aporte de inovação, crescimento e novas perspectivas para o empreendedorismo na Região Centro, e já estamos a pensar na aceleradora de empresas para dar resposta a mais projectos e de outra envergadura”.
“Não podemos deixar de destacar o apoio do Município da Figueira da Foz à Incubadora Mar&Indústria desde a sua constituição, fazendo parte dos nossos órgãos sociais mas, essencialmente, pela partilha da visão estratégica para a região e por ser, de forma consistente, um parceiro essencial para o crescimento sustentável que temos conseguido ano após ano”, disse salientando que “nunca esquecemos que a essência de uma incubadora de empresas, e que está no seu ADN, é o apoio na criação e desenvolvimento de pequenas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. E que muitas conseguiram ultrapassar os primeiros anos de vida, porque a incubadora existe. É um orgulho ver que muitas delas são hoje sólidos empregadores e contribuidores para a riqueza do nosso concelho” afirma ainda Nuno Lopes.
O aniversário da Incubadora Mar&Indústria marca não só a celebração das conquistas passadas, mas também uma reflexão sobre o futuro. A Incubadora continua comprometida com a inovação e o crescimento, reforçando a sua posição como um pilar fundamental para o desenvolvimento empresarial na Figueira da Foz e com olhos postos no futuro próximo.

Fonte: Incubadora Mar&Indústria

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL