Navigator promove diálogo sobre a protecção da floresta e a ocupação sustentável do território

A The Navigator Company realiza, no próximo dia 19 de outubro, mais uma sessão do Fórum de Sustentabilidade que, este ano, é dedicada ao tema «Proteção Dinâmica da Floresta», com o intuito de refletir sobre a forma como uma ocupação sustentável do território pode contribuir para a protecção dos espaços florestais.
A 12ª Edição do evento terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras e terá, também, transmissão online através do website http://thenavigatorcompany.com/forum-sustentabilidade-2021.
 
O Fórum de Sustentabilidade é uma iniciativa que visa potenciar a colaboração e o diálogo entre a empresa e os seus principais stakeholders, desde organizações da sociedade civil, universidades, a clientes e fornecedores, além de associações e produtores florestais.
Esta sessão dará seguimento ao modelo regional, adotado em 2020, potenciador de uma maior proximidade da empresa às comunidades locais (envolvente industrial e florestal da The Navigator Company).
A escolha de Torres Vedras como local para a realização da 12ª Edição deste Fórum decorre da relação existente entre a empresa e a autarquia, nomeadamente no que diz respeito ao domínio da defesa da floresta contra incêndios e na gestão da área da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.
 
Os assuntos em foco nesta edição estão relacionados com a proteção e valorização da floresta, enquanto temas importantes para a empresa e para os seus stakeholders. As várias intervenções, e o debate que será incentivado, enquadram-se numa abordagem da floresta enquanto recurso crucial para o desenvolvimento sustentável de Portugal, a nível social, ambiental e económico. Será promovida a reflexão sobre como a ocupação sustentável do território pode ser a melhor forma para proteger os espaços florestais e agrícolas, bem como os espaços naturais, nomeadamente as áreas de paisagem protegida. Serão, também, discutidos os benefícios da conciliação de diferentes usos do solo – com ênfase na importância da gestão equilibrada dos mosaicos agroflorestais para o desenvolvimento da comunidade e para a fruição da natureza –, procurando estimular um debate participado e construtivo sobre o papel das várias entidades, públicas e privadas, na gestão responsável do território e da paisagem.
 
O programa contará com duas Mesas Redondas onde se irão debater diferentes temáticas: uma será dedicada às “Boas Práticas de Gestão Integrada da Paisagem” e a outra abrirá a discussão para o “Valor Económico como Pilar da Proteção da Floresta”.

O Fórum de Sustentabilidade é um órgão de governação da sustentabilidade da empresa que reúne duas vezes por ano com uma sessão dedicada aos membros permanentes e outra alargada a vários stakeholders. Estas sessões alargadas têm um tema central, alvo de debate e aprofundamento, contribuindo para a formulação da política corporativa e estratégica em assuntos de responsabilidade social e ambiental, potenciando plataformas de entendimento e cooperação entre a The Navigator Company e os seus principais stakeholders. Até ao momento, já se realizaram onze sessões que contaram com mais de 1.000 participantes.

 
Após as boas-vindas de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, fará a abertura formal do Fórum.

PROGRAMA
13:45 | RECEÇÃO E REGISTO DE PARTICIPANTES

14:15 | BOAS VINDAS
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

14:25 | ABERTURA
João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território

14:40 | KEY TRANSFORMATIONAL ROLE OF FORESTS
Marc Palahí, director do European Forest Institute

15:00 | CO-GESTÃO NA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL DAS SERRAS DO SOCORRO E ARCHEIRA
Rosário Oliveira, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa | coordenadora do Observatório da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

15:15 | MESA-REDONDA: BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO INTEGRADA DA PAISAGEM
José Vasques, coordenador da Região Vale do Tejo da The Navigator Company | António Colaço, técnico florestal da The Navigator Company
José Veloso, Coordenador da Marcha dos Fortes® / Rota das Linhas de Torres no CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre (ONGA – Organização Não Governamental de Ambiente)
Marta Rodrigues, chefe da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras
Miguel Guisado, director da FLOREST - Associação dos Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura
Moderador: Luís Ribeiro, Jornalista da revista Visão

16:00 | DEBATE
16:20 | COFFEE-BREAK

16:40 | GESTÃO DA PAISAGEM
Henrique Pereira dos Santos, técnico do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

16:55 | MESA-REDONDA: VALOR ECONÓMICO COMO PILAR DA PROTEÇÃO DA FLORESTA
Carlos Lobo, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa | Sócio da Lobo, Vasques & Associados, Sociedade de Advogados
Francisco Gomes da Silva, director Geral da CELPA - Associação da Indústria Papeleira
Margarida Tomé, professora catedrática do ISA - Instituto Superior de Agronomia
Pedro Reis, investigador do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Moderadora: Teresa Silveira, jornalista

17:40 | DEBATE

18:00 | ENCERRAMENTO
António Redondo, CEO da The Navigator Company e presidente do Fórum de Sustentabilidade

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL