A psicologia e a falta dela

Em 2019 no cortejo da Queima das Fitas de Coimbra haviam-se produzido 30 toneladas de lixo, das quais apenas 23 toneladas foram passíveis de serem recicladas. O material proveniente do desmantelamento dos carros alegóricos terá rondado as 100 toneladas de lixo nesse ano. Em 2022 o cortejo da Queima das Fitas produziu 12 toneladas de lixo.
Quero acreditar que esta redução se deve também à vontade das diferentes entidades e grupos de cidadãos que têm tentado cuidar da redução de desperdício.
Em 2022 a quantidade de álcool foi limitada a 1000 latas de cerveja (em termos oficiais) a cada carro alegórico. Um dos patrocinadores desta e outras festas é uma marca de cervejas.
A tradição, sendo ela também um hábito, vai mantendo o seu peso. As tradições, no entanto, devem ter um carácter evolutivo e temporal adequado ao pensamento e comportamento vigente, pois a tradição é do contexto também. Como, por exemplo, a praxe, que fora do contexto e tempos académicos pode em alguns casos ser humilhação.

Nos Estado Unidos é habitual existirem tiroteios e assassinatos, um dos principais patrocinadores deste e outros eventos é o lóbi das armas existente no congresso norte-americano, fortemente apoiado por um quadrante político.
Quando escrevo estas linhas são já 21 mortos. A maioria crianças, todos filhos e netos de alguém. As armas compradas no dia do assassinato por uma criança de 18 anos, sem idade para beber álcool, foram compradas legalmente.
A lei baseia-se, entre outros pressupostos, na questão da tradição. A tradição diz que os Estados Unidos da América se construíram com armas e faz parte da cultura americana andar-se armado.
Steve Kerr, treinador de uma equipa da NBA, na conferência de imprensa em que era suposto, por questões protocolares, dar as condolências às famílias das vítimas, enquanto gritava disse: “Estou cansado de subir aqui e dar condolências às famílias devastadas que estão lá fora... Estou cansado dos momentos de silêncio. Chega!”.

O que tem esta minha reflexão que ver com psicologia? Tudo e a falta dela. A importância do estudo do comportamento para aquisição de novos hábitos é essencial estar a montante das decisões públicas e políticas.
Pouca gente nasce capaz para tomar decisões sobre a vida das pessoas sem que tenha que seja percebido o impacto dos atos e decisões. A decisão política tem de ser apoiada por profissionais de saúde mental, para salvar vidas humanas e a espécie humana.
Os Estados Unidos são à data de hoje o maior exportador de cultura… ou hábitos. A lei das armas é cultural. A violência nos diferentes contextos também.

(PAULO CUNHA - Psicólogo e Coordenador da Mental School)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL