Crónicas de tudo e de nada: O Povo votou, o PS ganhou…

Esta frase não é minha, é de António Costa ao declarar a vitória do seu Partido ontem à noite, mas eu não podia estar mais de acordo.
O Povo votou, está votado! O PS ganhou, parabéns a toda a esquerda e boa sorte para todos nós!
O Partido Socialista conseguiu uma proeza inusitada. Depois de uma governação em slalom e uma campanha em ziguezague, António Costa conseguiu “convencer” os partidos de esquerda e extrema-esquerda (os mesmos que o ajudaram a cair) a engolir o sapo e usar o voto útil para combater o avanço da extrema-direita. Conseguiram por um lado, não conseguiram por outro. O voto útil à esquerda resultou numa maioria absoluta do PS, mas infelizmente a extrema-direita cresceu de forma exponencial.
As maiorias absolutas não me assustam… dependendo de quem as “comanda”.
António Costa promete não (ab)usar (d)essa prerrogativa e não pisar o risco. Pessoalmente acho que como Primeiro Ministro, mesmo sem maioria, já pisou o risco várias vezes com as demissões e nomeações que foi fazendo a seu bel-prazer, mas “o povo”, obviamente, não valorizou esse tipo de comportamento.
Eu, que social-democrata me confesso e me reconheço, lamento que o PSD não tenha tido o engenho e a arte de agregar à sua volta mais democratas, humanistas, europeístas, defensores da intervenção do Estado como promotor da justiça social mas incentivadores da iniciativa privada, porque acredito que esse seria o caminho. E preocupa-me o avanço da extrema-direita, de um partido que se tem mostrado de cariz racista, xenófobo e vingativo.
A esquerda usou a jogada inteligente do voto útil, mesmo consciente da pesada perda que isso significava para cada um dos seus partidos. Tiro-lhes o meu chapéu!
Dito isto, boa sorte, Portugal!

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL