Eu e o outro

As redes sociais têm permitido o uso de linguagem e opiniões que afetam direta ou indiretamente a vida de alguém, a liberdade de expressão, a paz social e, por vezes, o equilíbrio mental de algumas pessoas.
Em alguns momentos travam-se lutas silenciosas contra notícias falsas e histórias bem construídas que acabam por adquirir o carácter de veracidade, exatamente por terem uma retórica tão bem construída.
Muitas das vezes quem escreve estas opiniões ou histórias é a única pessoa que nelas acredita, no entanto, estas histórias ou opiniões passam rapidamente a ser parte de uma verdade em que muitos acreditam.
Não raras vezes, a pessoa visada chega a duvidar de si própria, entrando aqui o espectro do abalo da saúde mental e psicológica.
Não raras vezes, a pessoa visada sente culpa ou injustiça e procura ajuda.
Tem sido evidente e por demais referido este fenómeno nos últimos tempos, com especial incidência neste último ano, em que provavelmente se tornou mais fácil teclar do que pensar.
O maior conselho e ponto de reflexão que gostaria de trazer a este breve artigo de opinião, é exatamente o de se manter o juízo crítico e capacidade de pensar, questionar o que se diz, se escreve ou se lê.
Confúcio, pensador Chinês, que terá provavelmente vivido há mais de 2550 anos, deixou-nos várias frases ou pensamentos que a ele são atribuídos.
Permitam-me que acrescente uma das suas frases a este artigo: “a melhor forma de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros”.
Agora, para finalizar, concluo com uma frase em que uma colega minha insiste e que serviu de mote ao artigo: “O que alguém diz ou escreve, diz sempre mais acerca de si próprio do que acerca dos outros”.
Boa semana.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL