Existem anjos na terra!

Eu não sabia, mas existem anjos a viver daquilo que descartamos, a viver até dos caixotes do lixo das nossas ruas. Existem anjos a mendigar pão, a mendigar roupa usada que os livre do frio que lhes enregela o corpo e até a alma, a mendigar o consolo dum olhar. Não os via, porque nunca os quis ver. Fugia deles, apenas porque, sem saber, fugia do ser andrajoso que existia dentro de mim. Cheguei a deixar cair moedas naquelas mãos sujas que se estenderam para mim aflitas. Nunca lhes toquei, nunca lhes prestei atenção, nunca os quis ver, nunca quis olhar para eles. O seu ar andrajoso e silencioso incomodava muito a minha inconsciência, porque eu não tinha sequer consciência, desconhecia o que era isso. Certa vez, num tom acusatório perguntei: - Mendigas para comprar vinho? -como se eu tivesse o direito de o tratar por tu.
- Não! É para ir aviar esta receita à farmácia. O meu bebé está muito doente.
Derrotado, envergonhado, atravessei a rua e entrei na farmácia. Não demore - disse-me a farmacêutica - porque o estado do bebé é muito grave. Mais tarde constatei que naquela rua só a farmácia vendia álcool, mas era do impróprio para beber.
Depois desse episódio, deixei de procurar conforto para a minha alma nas talhas douradas reluzentes de igrejas bafientas, deixei de procurar os olhos que não vêem, nunca viram, nem verão. Agora, procuro figuras esquivas, deserdadas, sujas por fora, mas... talvez muito mais limpas por dentro do que eu.
- Mudei o mundo? - O dos outros não! - O meu sim! Deixei de me curvar aos brilhantes sujos, aos reis da desgraça. Agora, continuo a procurar os anjos enquanto ando aqui na terra. Aquele modificou a minha alma!
Walter Ramalhete.
Figueira da Foz, 11 de Setembro de 2022.
Reservados todos os direitos de autor ®

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL