O próximo passo

A crónica de hoje foi escrita após a divulgação das novas medidas de desconfinamento, em função da Covid-19, a serem colocadas em prática a partir de 14 de Junho.
Todos sabemos que se trata de um momento de relativa abertura, movimento, reencontro e sobretudo a tão falada, esperada e desejada recuperação económica, recuperação da saúde geral e saúde mental.
Para cidades como a Figueira da Foz, que muito depende do turismo para a sustentabilidade económica de muitas famílias e micro empresas, a margem de erro é sempre menor.
A regra e a consciência geral devem fazer parte da norma para impedir que a exceção ao desconfinamento nos atinja. Todos os momentos contam: o abraço não previsto, o almoço não controlado, a selfie descurada, tudo tem impacto na mensagem e na transmissão de uma epidemia que é global.
Portanto, qualquer pequena ação tem um impacto, que é geral.

Nos últimos meses, não é demais relembrar que passámos pelo isolamento, perda (económica, afetos, rotinas, educação, saúde) e por momentos de medo e incerteza.
É tudo isto que todos nós, no dia-a-dia, temos que manter à distância.
Estes últimos 15 meses também nos trouxeram resiliência (essa nobre capacidade de vencer as dificuldades), mais necessidade de afetos, mais compreensão, mais ciência, mais consciência coletiva.
Espero que estes ganhos fiquem connosco.
A maioria de nós tudo tem feito para promover a saúde e bem estar geral, a maioria tudo tem feito para ser exemplar no combate à pandemia e promoção de uma resiliência coletiva.
Vamos continuar a promover e a ser uma maioria no combate à pandemia. Vamos continuar a seguir a ciência, avaliar casuisticamente cada situação e tomar a decisão mais acertada.
As medidas agora publicadas, isso promovem. Boas decisões e até breve.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL