Sofisticados esquemas

Esquemas cada vez mais sofisticados para burlar terceiros são desenvolvidos todos os dias. O número de emails falsos que recebemos permanentemente, cada um mais aparentemente credível do que o outro, cresce exponencialmente. Se a inteligência destes especialistas fosse colocada ao serviço da comunidade científica, já agora tínhamos cura para a maior parte das doenças letais.
Ainda não me tinha acontecido, mas tenho lido e ouvido contar histórias de burlas que são dignas de filmes de Hollywood.
Alguma vez havia de ser a primeira. Foi ontem! Ou…podia ter sido! E conto-vos a história reproduzindo a conversa, via whatapp, com número e tudo, para que sirva de alerta e para que testemunhem o engenho da coisa.
“912813572 – Olá mãe, boa tarde. Este é o meu número novo. Adiciona-o aos contactos.
Eu – Tenho três filhos maravilhosos, mas não sei qual deles tem um telemóvel novo
912813572 – O mais velho. Adiona-me lá.
912813572 – Mãe, estás muito ocupada?
Eu – Estou, mas precisas de ajuda?
912813572 – Ah sim! É que tenho uma coisa para pagar até hoje e a minha app ainda não funciona neste número. Se eu te mandar as referências, pagas isto por mim e eu amanhã já to devolvo.
912813572 – Amanhã já devolvo tudo.”
Aqui, já os meus ouvidos estavam cheios de campainhas, embora a mensagem tivesse alguns detalhes credíveis, como por exemplo o “olá mãe, boa tarde” “está muto ocupada?” são frases que os meus filhos dizem e escrevem frequentemente…
Mas os meus filhos não me tratam por “tu”. E o meu “filho mais velho” é, de facto, uma filha! E aquilo começou a cheirar-me a esturro.
Liguei aos três filhos por whatsapp e perguntei quem é que tinha um telemóvel novo. Nenhum deles! Estava descoberta a marosca. Nesse mesmo momento denunciei e bloqueei o número. Imagino que, se eu acreditasse, teria recebido um IBAN e um valor para pagar e o dinheiro teria ido direitinho para a conta dos burlões.
Mas arrepia-me pensar como somos cada vez mais vulneráveis a este tipo de “ataque” e como podemos ser facilmente ludibriados.
Por isso deixo este alerta. Muita atenção às mensagens! O facto de actualmente o nosso número de telemóvel nos ser solicitado para tudo e nada, abre as portas a estes esquemas em que, mesmo os mais bem informados, podem ser apanhados. Todo o cuidado é pouco.
Já que aqui estou, desejo a todos os meus leitores e amigos um excelente ano de 2023, com saúde, tranquilidade, paz…e sem burlas!

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL