Viva a LIBERDADE!

Hoje a liberdade sabe-me a amargo, porque verdadeiramente ela tarda para muitos. O problema não está nela, mas sim na grande maioria de nós. Para muitos é ainda um desiderato. Nunca a atraiçoei. Nunca a privei dos outros, nem privei os outros dela. Por isso, ainda vive, ainda é esperança a florir dentro de mim, ainda me é um sonho em construção.
Cedo descobri que ela é uma flor, um cravo, uma revolução que tinha de fazer acontecer primeiro dentro de mim, que ela tinha de ganhar vida dentro de mim, tal como uma filha desejada e, só depois poderia caminhar sem enganos pelo mundo inteiro.
Assim tenho feito. Tem sido uma gestação muito difícil e muito demorada.
Passaram-se quase, quase, cinquenta anos desde a manhã em que soube que não a tinha (eram oito horas da manhã do dia 25 de Abril do ano de 1974) Iludi-me quando me convenci que ela se conquista com cantigas, com marchas, com frases pintadas nas paredes e demais demonstrações a reivindicá-la. São invocações importantes, mas não bastam. Nunca a teremos se não a gerarmos dentro de nós.
Este tem sido o grande erro dos homens de boa fé: querer conquistá-la de quem ainda não a tem, não a sentiu, nem a desejou dentro de si. Esses embusteiros, esses camaleões, esses traidores, esses vendidos por menos de trinta dinheiros, têm sido e serão os seus carrascos.
Ela é verdadeira quando a sua ânsia vem de dentro de nós, até lá é fantochada, é pedra de arremesso, é simulação para a guerra e para todos os males...por isso, hoje a liberdade sabe-me a amargo, porque ela tarda para todos verdadeiramente.
Parabéns para todos aqueles que já fizeram o seu 25 de Abril interior.

Walter Ramalhete.
Figueira da Foz, 25 de Abril de 2022.
Reservados os direitos de autor.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL