Com a Figueira da Foz, com os Figueirenses.

Web Summit 2019 – Os 3 Melhores Projectos!

Grandes eventos sobre tecnologia não são novidade para mim, mas confesso que esta foi a minha primeira vez na famosa Web Summit. Achava que a Web Summit poderia estar para as cimeiras como a Rita Pereira para a arte de representar, ou seja, seria ela a protagonista da novela dos eventos porque tinha uns pavilhões bonitos e grandes?
Por isso lá fui eu, sozinha, desde a Figueira da Foz até ao Parque das Nações. Sem dúvida que a logística surpreende e a organização foi sempre a palavra de ordem. O espaço é tão grande que ainda bem que planeei com antecedência as palestras que queria ouvir, pois é muito fácil distrairmo-nos com tantos projectos e pessoas apaixonadas pelas suas invenções. Decidi partilhar com vocês as três ideias que mais me chamaram a atenção e que irão certamente despertar a vossa curiosidade.
Treejer – Adopte uma árvore! É mesmo isso que acabou de ler, num mundo onde a nossa consciência ecológica cresce cada vez mais, este projecto marca sem dúvida pela diferença. Mas eles foram mais além, pois quem adopta uma árvore recebe depois uma recompensa (“oxigénios”) caso esta cresça. Sim, porque alguém vai mesmo plantar a sua árvore e irá mantê-lo informado do estado da mesma. Poderá depois vender os seus “oxigénios” e trocá-los por produtos, serviços ou até dinheiro. Pode conhecer mais sobre este projecto aqui: http://treejer.com/.

Pundi X – A minha primeira chamada de um telemóvel que funciona através da famosa tecnologia blockchain! Como já foi aqui explicado, isso significa que não há uma figura central que controle todas as informações, como por exemplo para quem ligou. E para além disso reduz o custo dos serviços, pois não existe uma operadora central. Este é o primeiro telemóvel no mundo através do qual pode fazer uma chamada ou mandar uma mensagem de texto através desta tecnologia! Já agora este aparelho foi baptizado de Function X. Muito se poderia falar sobre esta empresa, mas se quiser comprar um destes telemóveis eles estarão disponíveis para venda a partir de Fevereiro aqui - https://pundix.com/ . Meus amigos eu já vi muita coisa, mas Function X ficará na minha memória por muito tempo…. Até tirei uma fotografia com o telemóvel e o seu criador, ora espreitem lá.

Savings Coin – Diz-se por aí que os últimos são sempre os primeiros, e pode muito bem ser o caso da Savings Coin. Bem, basicamente é um fundo de pensões que nunca chega a tocar nas poupanças dos clientes. Confuso? Não se preocupe… Ricardo Pedrosa trouxe blockchain até Leiria! E o que acontece é que os clientes são os únicos com acesso à sua chave privada, que por sua vez lhes dá acesso aos fundos. Ou seja, ao contrário do que se passa nos bancos tradicionais, você pode poupar com a Savings Coin sem lhes dar a vantagem de estes terem acesso às suas economias. Quer um mundo mais transparente do que este? Ora dê uma vista de olhos ao website desta empresa que ainda por cima está em português - https://www.savingscoin.pt/ .

E pronto, espero que tenham gostado tanto como eu de conhecer estes projectos. Não, não ganhei nenhum telemóvel ou nada mesmo em mencionar estas três ideias. Foram apenas aquelas que mais me chamaram a atenção e achei que todos nós deveríamos também ouvir falar delas e não apenas os que tiveram a oportunidade de ir passear até à Web Summit.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL