Autárquicas: Ernesto Morgado é o mandatário concelhio de Pedro Machado

Ernesto Morgado, presidente da Ernesto Morgado SA e fundador da empresa SISCOG - Sistemas Cognitivos, SA, professor e investigador é o mandatário concelhio da candidatura «Pedro Machado – Figueira da Futuro» à Câmara Municipal da Figueira da Foz, para as próximas eleições autárquicas.
Na apresentação, o mandatário falou do seu percurso de vida pessoal e profissional, recordando a sua actividade em variados campos, como o da música, escotismo, cinema, desporto, cultura e, claro, da Ernesto Morgado, uma empresa com forte tradição familiar.
“Sinto uma tristeza enorme por ver a Figueira da Foz a perder protagonismo”, disse Ernesto Morgado explicando que “nunca assumi uma posição política mas acredito no projecto que esta candidatura tem para o concelho da Figueira da Foz e a capacidade de Pedro Machado em o levar a bom termo”.
“Envolver a sociedade civil e mobilizar os figueirenses para transformar o concelho” são mais valias presentes nesta candidatura apontadas pelo mandatário.
Dirigindo-se ao cabeça de lista que concorre pelas listas do PSD, Ernesto Morgado destacou, entre outras, o papel de Pedro Machado enquanto presidente da entidade Turismo Centro de Portugal onde “deu estabilidade a toda esta região e criou uma marca no centro de Portugal”.

No uso da palavra, Pedro Machado defendeu que esta candidatura a que dá rosto “conta com o espírito de uma família política que a alavanca e suporta”, mas que contudo “ultrapassa o domínio político”, sendo assim “mais abrangente”.
O social-democrata recordou aos presentes os passos já dados nesta campanha autárquica recordando que o programa eleitoral é coordenado por Miguel Poiares Maduro.
“Queremos saber o que pensam, o que querem os figueirenses para o seu concelho para daqui a 12 anos, quais são as áreas nevrálgicas a trabalhar. Eu tenho uma ambição maior, a de ver a Figueira da Foz como uma das melhores cidades da Europa”, disse Pedro Machado. E neste desiderato, reside a aposta em relocalizar o porto comercial para a margem sul do Mondego ou tornar a Figueira da Foz uma cidade criativa da UNESCO, por exemplo na área da gastronomia, artesanato ou outra.
“Tem havido falta de coragem política, de músculo e ambição, temos de reposicionar a leitura, do concelho, a nível local, regional e nacional e criar uma consciência, junto da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, que a Figueira da Foz é o portão de saída (da actividade económica) para o mar. Urge mitigar a falta de posicionamento do concelho”.
Quanto ao mandatário concelhio e mostrando-se “honrado e agradecido” pelo aceitação do «cargo», Ernesto Morgado “é um dos rostos que melhor personifica” os cinco elementos-chave da candidatura, com relevo na competitividade e investigação.

Para Joaquim de Sousa (antigo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e ex-deputado à Assembleia da República e ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto, actual dirigente associativo e provedor da Misericórdia – Obra da Figueira), a apresentação do mandatário concelhio “é um dos grande momentos para o concelho não só por ser uma referência mas também um verdadeiro empresário de sucesso”.
“Hoje temos uma cidade na decadência e degradação e a credibilidade do candidato Pedro Machado”, na sua opinião, “apresenta uma resposta forte e com uma estratégia bem preparada a médio e longos prazos”.

A sessão contou com a presença de alguns dos candidatos já anunciados às assembleias de freguesia, antigos autarcas e o actual presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata da Figueira da Foz, o também vereador Ricardo Silva.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL