Autárquicas: PS perde Câmara de Coimbra e Santana Lopes volta a ganhar na Figueira, 20 anos depois - Sondagens

O socialista Manuel Machado perdeu a presidência da Câmara de Coimbra e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes ganhou a da Figueira da Foz, segundo diversas projeções televisivas realizadas hoje à boca das urnas.
Segundo a projeção da Universidade Católica para a RTP, a vitória em Coimbra caberá à coligação Juntos Somos Coimbra (PPD/PSD.CDS-PP.NC.PPM.A.RIR.VP), liderada pelo ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, que obtém entre 42% a 47%, conseguindo entre 5 a 7 mandatos.
O atual presidente, o socialista Manuel Machado, terá conseguido entre 27 a 31%, o que lhe dará entre 4 a 5 mandatos.
O movimento Cidadãos Por Coimbra terá obtido entre 8 a 11%, conseguindo um mandato.
Também as projeções da CMTV (Intercampus) e da SIC (Metris GfK/Instituto de Ciências Socais/ISCTE), divulgadas às 21:00, dão vitória a José Manuel Silva em Coimbra.
De acordo com a CMTV, José Manuel Silva terá obtido entre 42,6% e 47,4% e Manuel Machado entre 28,2% e 32,6%, Jorge Gouveia Monteiro entre 28,2% e 32,6% e Francisco Queirós da CDu entre 5,8 e 9,4%.
O PSD conseguirá, segundo a sondagem da Intercampus para a CMTV, entre 5 a 7 mandatos em Coimbra, Manuel Machado entre 3 e 5, Jorge Gouveira Monteiro entre 3 e 5 e a CDU poderá eleger Francisco Queirós, que está entre 0 a 1 mandato.
Segundo a SIC, a vitória em Coimbra também cabe a José Manuel Silva, com entre 43,6% a 47,6%, tendo o PS de Manuel Machado obtido 28,9% a 32,9%. A sondagem divulgada pela SIC dá a Francisco Queirós (CDU) o terceiro lugar, com 6,2% a 9,2% dos votos, e ao movimento Cidadãos Por Coimbra, de Jorge Gouveia Monteiro, entre 5,2% a 8,2%.
Segundo a RTP, na Figueira da Foz, mais de 20 anos depois de ter sido presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes reconquistou a autarquia pelo movimento Figueira a Primeira (FAP), com 41 a 46% dos votos, conseguindo 4 a 5 mandatos.
O PS, que recandidatou o atual presidente, Carlos Monteiro, terá obtido entre 33 a 37% dos votos e 3 a 4 mandatos e o PSD 8 a 11%, podendo obter um vereador.
 
(RCS // JH – Lusa)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL