A Concelhia da Figueira da Foz do Bloco de Esquerda, em comunicado que se transcreve, denuncia “as práticas que indiciam compadrio e amiguismo do actual executivo autárquico liderado por Pedro Santana Lopes”.
(…)
“De facto, desde que o Movimento FAP (Figueira a Primeira) tomou posse, que o presidente da Câmara tem distribuído avenças a alguns dos seus apoiantes, amigos e companheiros de estrada, para além de usar o erário público para atribuir avenças a adversários políticos recentes, tentando obter através desta estratégia um apoio político que lhe permita obter uma maioria informal nas reuniões de câmara, a mesma maioria que não foi capaz de obter nas urnas.
Só assim se entende que a presidente de uma concelhia local e um mandatário de uma candidatura autárquica adversária estão entre os avençados.
Basta aceder ao Portal Base do Estado, que centraliza todas as contratações da administração pública, para constatar esta distribuição de avenças injustificadas e fortes indícios de pagamento de favores políticos.
Num momento em que o país atravessa uma forte crise económica e os figueirenses já sofrem na pele os seus efeitos, o presidente do executivo despende mais de 220 mil euros por ano nestas avenças. Num concelho com tantas carências, Santana Lopes decide desbaratar dinheiro público a nomear companheiros de estrada (de Lisboa ou Montemor-o-Velho) para a Câmara da Figueira da Foz. Neste contexto estas nomeações são imorais e injustificadas. E uma afronta a todos os funcionários camarários que, mal remunerados, realizam um serviço público exemplar.
O Bloco apela ao executivo para que passe a realizar nomeações com base em critérios de competência, com o máximo de transparência e utilizando, sempre que possível, a modalidade do concurso público. Sobre os casos identificados exigem-se justificações inequívocas para as escolhas realizadas e relatórios dos trabalhos que permitam o escrutínio da efectiva realização das tarefas abrangidas por avenças".
A lista de avençados em questão pode ser consultada aqui.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL